Empresários de todos os ramos de atividade de Machadinho do Oeste, no Vale do Jamari, assistiram recentemente, no centro cultural da cidade, à palestra sobre o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). A automação comercial é uma exigência que estará em vigor a partir de 2014 e é ainda pouco conhecida pelas micro e pequenas empresas.
A apresentação do Sped, suas implicações e resultados, foram apresentados pela consultora do Sebrae/RO Auricélia Mota e atendeu a uma necessidade das MPE de Machadinho do Oeste identificada durante a Semana Nacional de Tecnologia, realizada em Ariquemes em outubro.
Na abertura da palestra, a gerente regional do Sebrae/RO em Ariquemes, Franciluci Nascimento, lembrou aos empresários que as empresas “devem se preparar para atender às exigências do governo federal quanto à automação comercial”.
As palestras ocorrem sempre que solicitadas pelas entidades representativas do setor produtivo.
O Sebrae/RO tem feito a apresentação do Sped às micro e pequenas empresas rondonienses em função de não apenas o sistema em si, mas o significado ser conhecido ainda pela minoria das MPE. Os empreendimentos devem transferir para ele a sua contabilidade, substituindo papéis por sistemas informatizados.
As palestras são importantes porque, além das novas obrigações fiscais, será necessário que as empresas invistam também em novas tecnologias e, também, em capacitação de seu pessoal para operacionalizar o novo sistema.
O Sped, também incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), tem a proposta de garantir os negócios das empresas e o crescimento econômico do país com redução do custo Brasil e com menos burocracia para as empresas brasileiras, especialmente as de pequeno porte.
Para o superintendente do Sebrae/RO, Pedro Teixeira Chaves, o interesse das empresas em conhecer o Sped “mostra que elas estão preocupadas em se preparar para agir de acordo as novas tecnologias e, também, não ficarem de fora desse novo mercado digitalizado”.