Governador solicita do Ibama liberação de jazida de calcário

Governador solicita do Ibama liberação de jazida de calcário

Governador solicita do Ibama liberação de jazida de calcário

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Nesta terça-feira (20), o governador Confúcio Moura, acompanhado do diretor-presidente da Companhia de Mineração de Rondônia S/A (CMR),Moisés de Almeida Góes, protocolou um ofício junto ao presidente do Ibama, Volney Zanardi Júnior, solicitando a liberação de jazida para a extração de Calcário localizada no município de Pimenta Bueno.
A área que pertence a CMR (órgão ligado ao governo do Estado) possui aproximadamente 220 milhões de toneladas de calcário. Atualmente é a única jazida do Estado de Rondônia explorável autorizada pelo Departamento Nacional de Produção de Mineral (DNPM).
Confúcio Moura disse que falta apenas o Ibama emitir um parecer baseado no processo que tramita há anos, que é causa do impedimento do trabalho da extração do calcário em Rondônia. ”Espero que até semana que vem essa situação seja resolvida,” disse o governador.
Segundo Moura, o pedido ao presidente do Ibama é para que seja liberada completamente toda a jazida. ”Está área ainda está embaraçada com um processo que se arrasta há anos, e veio do governo anterior. Estamos seguindo esse labirinto jurídico no sentido de que essa usina venha a produzir 8.900 toneladas ano,” afirmou Confúcio.
De acordo com o governador, a liberação da jazida atende a necessidade do Estado de beneficiar os pequenos médios e grandes produtores rurais, além de abastecer também os Estados do Acre e Amazonas. ”Queremos ser um grande produtor de calcário para corrigir as áreas de pastagens degradadas e com isso gerar a riquezas,” enfatizou.
Segundo Moisés de Almeida, a ação trata de um embargo que o Ibama excedeu em alguns aspectos visto que a usina estava licenciada pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sedam). “Hoje há pequenos entraves ainda no processo, mas saímos satisfeitos e esperançosos que isto será resolvido o mais rápido possível,” disse.
Participaram também da audiência, o coordenador de Licenciamento e Mineração do Ibama, Jorge reis; o procurador, Dickson Oliveira e a superintendente da Sibra, Elizete Lionel.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS