A Santo Antônio Energia ampliou seu programa de portas abertas às instalações da usina hidrelétrica Santo Antônio, que até setembro recebeu mais de 1.400 visitantes. A empresa passa a receber a visita de professores da rede municipal de ensino de Porto Velho, com o objetivo de mostrar o avanço das obras e como se gera energia a partir das águas do rio Madeira.
A primeira visita, realizada dia 19 de outubro, reuniu 25 professores da Escola Municipal Joaquim Vicente Rondon. O diretor da escola, Alexandre Cunha de Azevedo, revelou que sempre teve curiosidade de conhecer o empreendimento: “Tudo aqui é grandioso, desde a quantidade de pessoas trabalhando até a quantidade de energia gerada”. A professora de Geografia, Marina Ribeiro de Amorim, também se impressionou com a visita: “Gostei de saber dos cuidados com o meio ambiente e com os animais e quero preparar uma aula especial para meus alunos do 7º ano”.
Santo Antônio Energia
É a concessionária responsável pela construção e operação da usina hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usina, que iniciou a geração comercial de energia em 30 de março de 2012, gerará, a partir de 2016, energia suficiente para abastecer o consumo de, aproximadamente, 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 16 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Furnas (39%), Odebrecht Energia (18,6%), Andrade Gutierrez (12,4%), Cemig (10%) e o Caixa FIP Amazônia Energia (20%). A usina hidrelétrica Santo Antônio é uma das primeiras grandes obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, a entrar em operação.