Parceria vai capacitar sete novas turmas de empreendedores rurais

Parceria vai capacitar sete novas turmas de empreendedores rurais

Parceria vai capacitar sete novas turmas de empreendedores rurais

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Sete novas turmas de produtores rurais serão capacitadas em Rondônia pelo Programa Empreendedor Rural (PER), executado em parceria pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sebrae/RO. A capacitação começa por Vilhena, a partir de 15 de setembro, e conclusão, prevista para novembro.

PER é um programa de qualificação para o produtor e trabalhador, transformando-os em empreendedores rurais.

Segundo a metodologia, depois das 136 horas de curso, o participante passa a ter outro comportamento em relação a sua propriedade, definindo para ela diagnóstico/inventário, planejamento estratégico, estudo de mercado e engenharia do projeto que pretende desenvolver na área e sua implantação.

O PER acontece em Rondônia desde 2007, tendo capacitado a 1.200 produtores reunidos em 48 turmas espalhadas por todas as regiões do Estado – de Vilhena (sul) a Nova Mamoré (Vale do Mamoré). Com 25 vagas, a capacitação tem 15 módulos, sempre aos finais de semana.

Além de Vilhena, também terão produtores rurais capacitados pelo programa os municípios de Porto Velho (duas turmas), Buritis, Monte Negro, Alta Floresta do Oeste e Espigão do Oeste.

Na avaliação do diretor do Senar em RO, Oscar Ito, “o programa de empreendedorismo rural é um dos mais importantes programas de capacitação do produtor desenvolvido no país, quase uma pós-graduação, por sua metodologia e os resultados que oferece”.

Outra informação destacada pelo dirigente rural é a parceria e o apoio do Sebrae no desenvolvimento do programa, “executando e apoiando ações não apenas para empresas urbanas, mas também no setor rural, responsável pela produção de alimentos”.

Pela diretoria do Sebrae, o superintendente Pedro Teixeira Chaves diz que, “através do PER, o produtor se torna um empreendedor, passando a administrar sua propriedade rural como uma empresa, calculando custos, margem de lucro e com foco no mercado”.

São parceiros no PER o Senar, a Faperon, o Instituto Faperon, o Sebrae/RO, Sindicatos dos Produtores Rurais, as prefeituras municipais e a Faculdade Fimca.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS