Fomenta ajuda pequeno a entender burocracia das licitações, diz Supel

Fomenta ajuda pequeno a entender burocracia das licitações, diz Supel

Fomenta ajuda pequeno a entender burocracia das licitações, diz Supel

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O processo de licitação no país é muito complexo, com legislação arcaica e burocrática, fazendo com que haja pouco entendimento aos pequenos produtores, que não contam, como os grandes do setor, com assessoria própria para o assunto. A avaliação é do superintendente de Licitações do governo de Rondônia, Márcio Rogério Gabriel.
Rogério Gabriel participou, na última terça-feira (21), do seminário Fomenta Setorial Rural, realizado pelo Sebrae no campus do Instituto Federal de Educação de Vilhena.
Segundo o titular da Supel, para ajudar a mudar esse cenário, o Sebrae tem um papel importante através do Fomenta. Gabriel é um dos palestrantes do evento.
“O Sebrae sabe como fazer para que os micro e pequenos entendam esses meandros da licitação pública, ainda mais agora, com a migração das compras públicas do presencial para o virtual.
Hoje, reforça Gabriel, quando ocorre a migração das compras do processo presencial para o virtual, “novamente o Sebrae entra em ação, ligando quem produz aos nichos de mercado em que os médios, pequenos e micro fornecedor devem atuar”.
Lei da MPE
Já para Arnaldo Júnior Farias, ex-prefeito empreendedor de Cabaceiras (PB), outro palestrante do Fomenta Rural, o evento é uma extraordinária oportunidade para empresários e poder público neste momento do Brasil.
Para Farias, o Sebrae cumpre uma missão da mais alta importância “de fomentar a possibilidade de novos mercados para as MPE e para os empreendedores individuais. Destaque-se aí que para isso tanto o poder público como as empresas devem aderir ao processo, como garante a Lei Geral das MPE, de 2006, o que gera também oportunidades de desenvolvimento econômico e social ao país”.
No discurso de abertura do Fomenta Rural Vilhena, o superintendente do Sebrae em RO, Pedro Teixeira Chaves, o seminário aproxima de vendedores e compradores de produtos e serviços. Ele lembrou, no entanto, que “não se pode estimular uma grande produção agrícola se não se tiver a quem vender”.
 O Fomenta Rural teve palestras com o especialista em operações agroindustriais Jorge de Souza e Vanda Ally, coordenadora de merenda escolar de Vilhena. O evento contou também com oficina de cooperativismo e pregão eletrônico.
São parceiros do Fomenta em Vilhena a prefeitura municipal, a Emater, Instituto Federal de Educação, Associação Comercial e Industrial de Vilhena, CDL, Sindicato do Produtor Rural e FCDL.
Depois de Vilhena, o Fomenta Rural acontece dia 28 em Cacoal.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS