IDEB - Educação de Rondônia supera metas

IDEB - Educação de Rondônia supera metas

IDEB - Educação de Rondônia supera metas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2011, que aponta as melhores escolas públicas do Brasil. Entre elas, está a Escola Estadual Anísio Serrão de Carvalho, do município de Pimenta Bueno.
Graças ao empenho do Governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para melhorar a qualidade no ensino, o Estado superou a meta proposta de 4,6, atingindo a média de 4,7. Em 2005 a nota foi de 3,6, em 2007 o estado ficou com 4,0 e em 2009, 4,3.
O índice é elaborado com base de dados da Prova Brasil-2011, nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática, por escola e município, com nota de 1 a 10.   Cabe destacar que na região Norte, o IDEB de Rondônia foi “medalha de bronze” nas turmas de 4ª séries e 5º anos e nas turmas do ensino médio, superando os Estados do Pará, Roraima e Amapá. Observa-se ainda que o IDEB de Rondônia é superior aos Estados do Acre (4,6), Amazonas (4,3), Pará(4,2), Amapá(4,1), Rio Grande do Norte(4,1), Alagoas (3,0), Maranhão (4,1) e Sergipe (4,1).
União de forças
Para a secretária da Sedyuc, Isabel Luz, esse crescimento é resultado de um somatório das ações do governo, como a a aproximação das famílias às escolas, a qualificação dos professores, o firme combate à evasão, o incentivo aos estudantes, a ampliação e modernização de espaços físicos, avanços na informatização das unidades escolares, a implantação das vinte unidades de ensino integral, a inédita integração entre o Estado e os municípios e do fortalecimento das ações voltadas à alfabetização. “O resultado do IDEB é um sinal de que a política de educação preconizada pelo Estado e inspirada pelas diretrizes traçadas pelo governador Confúcio Moura estão no rumo certo e a educação é a prioridade do seu governo”, admitiu Isabel.
A secretária desta ainda, que o desafio agora não é no IDEB 2012 atingir números superiores aos estados do Acre, Amazonas, Pará, Amapá, Rio Grande do Norte, Alagoas, Maranhão e Sergipe. As metas da Seduc são ousadas para que o Estado possa atingir os melhores índices que, por enquanto, foram conquistados por Minas Gerais, Santa Catarina e Distrito Federal. “Não basta só a média nas avaliações, mas o resultado precisa, como é desejo do governo, refletir uma educação de qualidade e para todos”, enfatizou a secretária de educação.
As melhores
Em Rondônia, destacam-se as melhores escolas públicas da rede estadual, com ensino de 1º ao 4º anos, e de 5º ao 9º anos com melhor nota no IDEB/2011: Escola Anísio Serrão de Carvalho (6,3), em Pimenta Bueno; Escola Floriano Peixoto (6,3), em Cerejeiras; Escola Wilson Camargo(6,0), em Vilhena; Escola Alexandre de Gusmão (5,9), em Nova Brasilândia D'Oeste; Colégio Tiradentes (5,9), em Porto Velho; Escola Coronel Aluízio Ferreira (5,9), em Rolim de Moura; Escola Maria de Abreu Bianco (5,9), em Buritis; Escola Rocha Pombo (5,8), em Nova Brasilândia D'Oeste; Escola Santa Marcelina Cãndia (5,1), em Porto Velho; Escola Migrantes (5,3), em Ariquemes; Escola Paulo Freire (5,0), em Cacoal; Escola Jerris Adriani Turatti (5,5), em Espigão D'Oeste; Escola Primavera (5,4), em Theobroma; Escola Alvares de Azevedo (4,8), em Vilhena.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS