Você sabia?
Em quantidade, o abacate quase que se iguala no quesito potássio à banana, fruta pra lá de conhecida por suas doses generosas dessa substância essencial para o trabalho de nervos e músculos. Em relação a vitamina E,possui quase o triplo da quantidade encontrada na banana e quatro vezes mais que a laranja.
Abacate
Ela é uma ótima pedida para quem deseja manter as taxas de colesterol em ordem. Além disso, estudos recentes revelam que esta fruta contém substâncias capazes de minimizar os estragos no fígado provocados por males como hepatite. Sem falar que possui nutrientes conhecidos por suas propriedades contra envelhecimento. Por outro lado, o abacate é bastante calórico. Assim, quem está acima do peso não deve exagerar.
É riquíssimo em gordura monoinsaturada, como o ácido oléico.esse composto também presente no azeite de oliva, previne o acúmulo de colesterol ruim, o LDL, que pode entupir as artérias. Sem falar que mantém os níveis de HDL, a versão boa da molécula. O abacate é um poço de potássio, mineral que regula a atividade dos músculos e protege o organismo de problemas cardiovasculares. Além disso, o fruto do abacateiro possui quantidades generosas de vitamina E, nutriente conhecido por suas propriedades antienvelhecimento. E mais: é uma das maiores fontes de glutadiona, um poderoso antioxidante que barra compostos cancerígenos.
Rico em proteína vegetal, o abacate hidrata a pele e os cabelos. Na fórmula de cremes, atua como uma capa protetora que retém água.
Vitamina
Niacina
Onde está?
Miúdos, carnes magras, aves, peixes, leite, ovos, abacate e grãos integrais.
Essa vitamina, a primeira a ser identificada, e isso em 1897, é outra integrante do famoso grupo do complexo B. Trata-se da B3. Sua deficiência está associada à pelagra, doença que provoca inflamação na pele, diarréia e perturbações mentais. A niacina previne dores de cabeça, especialmente as da enxaqueca. Também é capaz de facilitar a digestão. Alguns estudos indicam que boas doses desse nutriente colaboram na desintoxicação e no tratamento da esquizofrenia, embora os cientistas ainda não compreenderão direito como ele age nesses casos.
Aposte nele para...
...afastar problemas como insônia, perda de apetite, dores abdominais, ingestão, diarréia e desequilíbrio emocional.
Sais minerais
Potássio
Onde está?
Banana, abacate, água-de-coco, brócolis, cenoura, carnes, leite e derivados.
Eis aqui um dos principais minerais para o bom funcionamento do corpo. Ao lado do cloreto de sódio, ele participa de um sem-número de trocas de substâncias importantes para o organismo – a dupla está envolvida também nas contrações musculares. Além disso, o potássio ajuda a equilibrar a quantidade de água presente nas células. Sem falar que é essencial para manter a flexibilidade e a hidratação dos cabelos. E uma dieta rica no nutriente (e com poucas pitadas de sal) ainda ajuda a derrubar a pressão alta. Isso porque o mineral promove um aumento na elasticidade da parede das artérias e, de quebra, diminui a arritmia cardíaca. Quando o indivíduo toma diurético (ou transpira muito), o potássio precisa ser suplementado.
Aposte nele para...
... evitar a diminuição dos batimentos cardíacos, fragilidade óssea e cãibras.
Saiba mais no “Arte na Cozinha”- um programa com dicas, curiosidades, culinária e bem-estar – de segunda à sexta as 11:00h da manhã na rádio boas novas AM 660 KHZ