Colegiados territoriais preparam propostas técnicas para contratação de recursos

Colegiados territoriais preparam propostas técnicas para contratação de recursos

Colegiados territoriais preparam propostas técnicas para contratação de recursos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O coordenador Político da Rede Nacional de Territórios em Rondônia e secretário de Estado da Administração, Rui Vieira de Sousa, repassou na última sexta-feira (13) aos colegiados territoriais o manual de orientação do Programa de Infraestrutura e Serviços em Territórios Rurais (PROINF), instrumento que orienta para a definição, elaboração, análise e aprovação de propostas técnicas a serem financiadas junto à Secretaria de Desenvolvimento Territorial, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA).
 
O Proinf financia os projetos estratégicos para o desenvolvimento territorial, definidos e priorizados pelos territórios no Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS), com investimentos destinados a agricultores familiares localizados em territórios rurais.
 
A rede de colegiados territoriais em Rondônia é formada por representantes governamentais e da sociedade civil, para a construção de políticas articuladas, com gestão compartilhada entre os setores públicos e privado, visando o desenvolvimento rural, com ênfase nas potencialidades econômicas, sociais, culturais, institucionais e ambientais de cada região.
 
A política territorial no Estado está definida em sete territórios, sendo três deles denominados Territórios da Cidadania (Central, Vale do Jamari e Madeira-Mamoré); um de Identidade (Rio Machado); e outros três (Vale do Guaporé; Cone Sul e Zona da Mata), já homologados pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS).
 
De acordo com Rui Vieira, a importância do Proinf é fundamental para a ampliação e modernização da infraestrutura social e produtiva para o desenvolvimento rural, uma vez que o programa financia projetos variados como a estruturação produtiva de viveiros; centrais coletivas de produção e de beneficiamento; patrulhas mecanizadas; estruturas para comercialização em feiras e mercados públicos; infraestrutura social para projetos educacionais, culturais ou sociais, bem como estruturação de serviços de apoio à assistência técnica, inspeção sanitária e tecnologias de captação e armazenamento de água.
 
Prazos
 
Ao repassar o Manual de Orientação para elaboração das propostas técnicas, Vieira recomendou aos coordenadores dos colegiados para que observem os prazos estabelecidos no calendário para a elaboração, aprovação e análise das propostas técnicas para o posterior cadastramento delas junto ao Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv).
 
Segundo ele, as melhores propostas se constituem em projetos a serem financiados pelo MDA, por isso devem ter qualidade técnica e construção participativa. O desenvolvimento dos territórios tem como objetivo fundamental o combate à pobreza e a redução das desigualdades sociais.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS