Já está tudo pronto para a realização do tradicional Baile dos bacuraus que acontece neste sábado (16) a partir das 21h00 no clube do Sintero. O baile que está sendo organizado pela associação dos manicoreenses, busca aproximar as famílias oriundas de Manicoré, que hoje somam mais seis mil somente em Porto Velho.
Ao som das bandas San Country e Mega Sedução o evento promete ser um dos melhores para a divulgação das tradições culturais e pontos turístico da terra da melancia. O valor da mesa é R$ 25,00 e ingresso R$ 7,00. Informações: 9966- 2441 e 9317-7351.
História
Com uma população estimada em 47 mil habitantes, o município de Manicoré está localizado no Estado do Amazonas, às margens direita do rio Madeira. Sua posição geográfica é estrategicamente importante, já que se situa entre as capitais Manaus e Porto Velho.
A principal fonte de renda da população local vem da produção agrícola, principalmente com o cultivo da banana, melancia e produção de farinha, destacando-se como o maior produtor de banana e melancia do Estado. Deve-se ainda ressaltar a importância do comércio, além do fato de possuir um grande potencial extrativista, que é baseado na borracha e na castanha. A denominação de Manicoré veio devido ao Rio Manicoré, no Madeira, de grande importância para a cidade. Por sua vez, o nome do rio é proveniente da palavra “Anicoré”, nome de uma tribo indígena que habitava a região.
A cidade possui vários atrativos turísticos, entre eles, destacam-se o balneário do Atininga e as cachoeiras do Rio Manicoré. Além disso, a cidade também é conhecida internacionalmente pela pesca esportiva do Tucunaré (peixe amazônico). Como atividades culturais, destacamos a Festa da Melancia, os forrós de rua, que trouxeram o apelido de Terra do Forró para a cidade, e o Festival das quadrilhas.