Como foi anunciado pelo prefeito Roberto Sobrinho na noite da última quinta-feira (19), a prefeitura, através da secretaria municipal de Obras (Semob), iniciou na segunda-feira (23), as obras da nova etapa de asfaltamento de ruas no bairro Nacional, na zona Norte de Porto Velho. De acordo com a secretária Miriam Saldaña, os trabalhos começaram pela Rua Piaçava e avançarão pela Canaã, dentre outras, até que esta primeira fase seja concluída. “Se tudo sair como esperamos, concluiremos a drenagem em uma semana”, afirmou a secretária.
Miriam explicou que as obras de drenagens consistem na abertura de valas para a colocação de manilhas. Também faz parte do trabalho, a abertura das chamadas “bocas de lobos”, por onde as águas pluviais vão ter acesso à rede de drenagem para evitar que as ruas fiquem alagadas. “Pena que nesse primeiro dia, uma chuva torrencial caiu sobre o bairro e acabou prejudicando um pouco o avanço da obra. Mesmo assim, esperamos concluir esse serviço no prazo estipulado”, frisou.
De acordo com a secretária de obras, oito pontos de drenagens serão construídos nas Ruas Piaçava, Ângelo Angelim, Anunciação, Antônio Nogueira, Bela Vista e Santa Maria, onde o trabalho será concluído primeiro. Posteriormente, a Semob seguirá para as demais vias previstas para serem pavimentadas, num total de 17, que representam quase seis quilômetros. “A próxima fase será a preparação de base para receber o asfalto. Esperamos concluir tudo em nos próximos 45 dias”, disse.
Paralelo às obras de pavimentação que estão sendo realizadas pela Semob, a secretaria municipal de Serviços Básicos (Semusb) vai executar a limpeza, retirada de entulhos e encascalhamento das vias que não receberão asfalto. Mirian Saldaña ressaltou que a Semusb vai trabalhar de acordo com o seu calendário de atividades. Depois das ruas asfaltadas, a Semtran fará a sinalização e a Emdur cuidará da iluminação.
Serão asfaltadas as Ruas Canaã, Anunciação, Tucumã, Filipinas, Inajá, Piaçava, Ângelo Angelim, Antônio Nogueira, Silvestre, Macaúba, Prosperidade, Ismael, Santa Maria, Capão Bonito e Bela Vista, dentre outras. O investimento no local será da ordem de R$ 4 milhões, recursos oriundos dos cofres da prefeitura. Com o asfaltamento de três quilômetros de vias do bairro em 2011, o bairro Nacional ficará quase que 100% pavimentado.
Outras frentes
Além do bairro Nacional, Miriam Saldaña declarou que a Semob atua em outras frentes de trabalho. Ela citou a “Operação Tapa Buracos”, o alargamento e asfaltamento de 1.600 da Estrada da Penal, cujas obras iniciaram nesta terça-feira (24). Também fazem parte das atribuições da secretaria o asfaltamento do bairro Areia Branca e a conclusão do alargamento da Avenida Chiquilito Erse, antiga Rio Madeira, no bairro Nova Esperança.