Sindicato dos soldados da borracha se reúne em Jaru e lota as dependências da Câmara Municipal

Sindicato dos soldados da borracha se reúne em Jaru e lota as dependências da Câmara Municipal

Sindicato dos soldados da borracha se reúne em Jaru e lota as dependências da Câmara Municipal

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Câmara Municipal de Jaru lotou na tarde do último sábado para a discussão da PEC 556 que beneficiará os soldados da borracha, marginalizados por anos a fio pelos governos do país. Eles foram lançados na Amazônia sem nenhuma proteção nem benefício para deflagrar o crescimento do país no famoso “Ciclo da Borracha” que alavancou por décadas recursos para o país com destaque para Manaus.
A coisa andava meio na base do “banho Maria” até que com a constituição do Sindicato liderado por José Romão Grande o cerco começou a se fechar sob o Governo com as exigências aos reparos causados aos soldados da borracha, muitos já mortos em função das doenças tropicais, ou ainda atacados por onças e outros animais quando viviam a revelia pela selva em busca do sustento, no entanto sobraram as famílias que vivem hoje com o salário de R$ 1.090,00, considerado pequeno pelo sindicato. No amplo aspecto das reivindicações estão as famílias dos seringueiros.

Na briga do sindicato está a transformação do salário para o teto de R$ 4.500,00 para os antigos pracinhas e a senadora Vanessa Grazziotin do estado do Amazonas é uma aliada da classe juntamente com o presidente da Câmara Federal Maia.
A REUNIÃO

Representando o SINDISBOR Porto Velho esteve em Jaru o vice-presidente do sindicato George Teles Menezes ex-assessor do então deputado federal Eduardo Valverde (falecido tragicamente em um acidente de transito no ano passado) aproveitou a reunião para explanar o andamento do processo que poderá facultar o benefício de aumento de salários a classe. Segundo ele as negociações estão bem avançadas e a ação judicial 18/12/09 que trata da violação dos direitos humanos imputadas aos soldados da borracha está na segunda vara federal. “Dilma já reconheceu que o país tem uma dívida com os soldados da borracha, assim como o senador Paulo Pain que agendou audiência com a Comissão dos Direitos Humanos no Ministério da Defesa” relata e completa “A articulação está muito boa. Em 19 de Novembro do ano passado a diretora de Gestão Interna do Gabinete Elisa Smaneoto encaminhou documento ao Sindsbor acusando o recebimento do ofício 140/Sindsbor relatando que o documento de proposta de emenda constitucional a PEC 556 de 2002 de autoria da senadora Vanessa Graziotin que trata de extensão de direitos aos seringueiros e soldados da Borracha que serviram como combatentes da 2ª Guerra através do processo 2010.41.00.000084-5 está no Tribunal Regional Federal- 1ª Região e foi encaminhado para análise a Presidência da República”. Frisou.

O sindsbor tem hoje 4.800 filiados e herdeiros que terão direito ao beneficio. Só em Jaru mais de cem pessoas lutam pelo reconhecimento dos direitos e um salário mais digno pela luta direta ou indireta (através de herdeiros). O representante do Sindsbor em Jaru é Júlio Alves Machado que está responsável pela documentação para encaminhar ao Sindicato.
CALOTE

Um registro da história desconhecido por muitos foi contado a nossa reportagem antes da reunião pelo pracinha Antonio Barbosa da Silva, 87 anos e confirmado pelo vice-presidente do Sindsbor George. Segundo eles, além da dívida natural de não reconhecimento aos relevantes serviços prestados pela classe existe o desvio de cerca de 140 mil dólares por parte de Eurico Gaspar Dutra. O recurso foi enviado pelo governo de John Kennedy para os soldados da borracha, porém nunca chegou a seu destino.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS