Central de Transplante pretende fazer captação de 100 órgãos em 2012

Central de Transplante pretende fazer captação de 100 órgãos em 2012

Central de Transplante pretende fazer captação de 100 órgãos em 2012

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Um salto de quatro para c em captações de órgãos para transplantes é o que pretende neste ano a Central de Transplantes do Estado de Rondônia (Cetro). No ano passado, a central captou quatro rins. Dois em novembro, que foram enviados para o Rio Grande do Sul e dois em dezembro, sendo um para um paciente no Rio Grande do Sul e outro para Minas Gerais. Para este ano, a previsão é de captar cem órgãos, principalmente fígado e rins, e 300 córneas.
A unidade se prepara, entretanto, para realizar ainda neste ano o primeiro transplante de rim no Estado. Para isso, vai depender das condições técnicas, após a conclusão das obras do novo centro de transplantes.
 A retirada de órgãos é feita após o paciente ser diagnosticado por uma equipe de profissionais médicos com morte cerebral, isto é, com perda irreversível das funções cerebrais, e com autorização da família. Os órgãos são enviados por via aérea, acondicionados em embalagem própria com gelo e têm validade de 24 horas. O transplante obedece a uma lista de espera, que consta no banco de dados do Ministério da Saúde, informa Alessandro Prudente, gerente da Central de Transplante.
A equipe responsável pela captação de órgãos e pela procura de doadores e de seus parentes de primeiro grau para autorizar a retirada, é composta por dois médicos, três assistentes sociais, uma psicóloga e cinco enfermeiras, todos treinados e capacitados.
Segundo Alessandro Prudente, mensalmente são atendidos em média 200 pacientes transplantados residentes em Rondônia, os quais recebem consultas de rotina, urgência, distribuição de medicamentos, apoio psicológico e orientações sociais.
O secretário de Saúde, Ricardo Rodrigues, disse que este ano a Sesau promoverá todos os meios disponíveis para a realização efetiva de transplantes em Rondônia.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS