Diretoria do SINDSBOR esteve em Brasília em reunião nos ministérios

A diretoria do SINDSBOR esteve em Brasília em Reunião nos ministérios

Diretoria do SINDSBOR esteve em Brasília em reunião nos ministérios

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na quarta feira última, dirigentes do Sindicato dos Soldados da Borracha e Seringueiros do Estado de Rondônia estiveram no Distrito Federal – Brasília em encontros marcados junto ao Ministério da Previdência e Secretaria Nacional dos Direitos Humanos. A visita teve como objetivo a realização de duas reuniões e a oficialização de documentos, relatórios e cobranças do sindicato ao Governo Federal, representado pelos ministérios. Participaram dos encontros o Diretor Financeiro do sindicato o Soldado da Borracha Antônio Barbosa, o Vice- Presidente George Telles e a assessoria de comunicação do sindicato.

A primeira reunião foi realizada na Secretaria Nacional dos Direitos humanos com o Ouvidor Nacional dos Direitos Humanos o senhor Domingos Sávio Dresch, com aproximadamente uma hora de duração, o Ouvidor Nacional atendeu as reivindicações expostas pela direção do sindicato e recebeu ofício anexado a um relatório recheado de denúncias de violação dos Direitos Humanos, do qual Seringueiros e Soldados da Borracha foram vitimados. As propostas de reivindicações foram acatadas e encaminhado por parte do Ouvidor Nacional o compromisso da realização de uma Audiência Pública no Senado Federal, para tratar do assunto da violação dos Direitos Humanos e do Projeto de Emenda Constitucional nº 556/2002, assim como o pedido de doação da cópia do livro com a relação de todos os nomes dos Soldados da Borracha que extraíram borracha entre os anos de 1942 a 1945, livro esse que o INSS, está retendo.

Já no Ministério da Previdência Social, o Secretário de Políticas da Previdência Social, Leonardo José Rolim Guimarães junto a sua assessoria antecipou a agenda para priorizar os dirigentes que vieram do Estado de Rondônia. Na reunião, um relatório anexado a reivindicações foi entregue em mãos do Secretário, dando conta de toda a situação de esquecimento e abandono que os Soldados da Borracha e Seringueiros foram colocados. Foi cobrado também pela diretoria do Sindicato a cópia com a relação de todos os nomes de Soldados da Borracha que trabalharam nos seringais na época da Guerra. Levantou-se junto as autoridades presentes outro problema grave, o direito à pensão vitalícia que está sendo negado aos Soldados da Borracha e Seringueiros que comprovadamente exerceram suas funções nos anos da Guerra.

Segundo a Diretoria do Sindicato, essas duas reuniões em Brasília foram cruciais para alavancar e desemperrar a morosidade que impedi o  reconhecimento de direitos para a categoria, pois hoje quem deveria garantir direitos, está suprimindo-os, no caso o INSS que vem indeferindo benefícios a quem  dele necessita. Obs: Também foi protocolado um oficio no Palácio do Planalto para a excelentíssima senhora Presidenta da Republica.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS