Licitação
O governo de Rondônia pretende gastar até R$ 40 milhões com uma empresa que vai gerenciar o fornecimento de combustíveis para os veículos à disposição do Estado. O edital do registro de preços 371/2011 tem 185 páginas e segundo fontes da coluna, diversas exigências previstas no edital apontam para uma empresa da região sudeste, mais precisamente de Minas Gerais, como vencedora do certame. A licitação acontece nesta quinta-feira.
Na Seduc
Trabalha uma senhora por nome Isabel, e há tempos dizem que ela manda mais que o secretário Júlio Olivar. Pois bem, ela é a responsável pelo financeiro da secretaria e não conseguiu investir os 25% mínimos exigidos pela Constituição na educação. Por isso ela vem criando uma série de situações para gastar dinheiro em cima da hora. Pensa em pagar um 14º salário aos professores e está licitando computadores, quer comprar um para cada educador do Estado, tudo para fechar a conta. Enquanto isso, escolas continuam com deficiências graves, como a falta de merenda escolar.
Confirmando
No dia 14 de julho deste ano viajaram à Brasília as assessoras do governo Daniele Basso e Michele Machado Marques. Entre os dias 6 e 8 de julho elas mantiveram uma série de compromissos na capital federal, entre eles reuniões com os senhores Marcelo Almeida e Eliazar Mendonça, ambos da empresa Marhvla, conforme divulgamos na última coluna. A viagem de ambas, com seus respectivos compromissos, foram registrados no Diário Oficial, já que elas, assessoras especiais do gabinete, receberam diárias para o deslocamento.
Assumiu
Conforme a coluna havia antecipado, Cláudio Carvalho assumiu a secretaria municipal de Trânsito de Porto Velho, no lugar de Itamar Ferreira que após quase um ano no cargo não melhorou uma lombada sequer no caótico trânsito de Porto Velho. Pelo contrário, a impressão que se tem é que a coisa ficou pior. Com Cláudio a expectativa de mudança é o aumento no preço da passagem de ônibus. Muita gente duvida que isso ocorra em função das eleições municipais de 2012, mas não se engane, se a candidata de Roberto não emplacar, ele reajusta sem medo de ser feliz.
Lá no João Paulo II
Em cinco dias do feriadão - de sexta até terça-feira-, o Pronto Socorro João Paulo II realizou 715 atendimentos, sendo que 168 são referentes a violência do trânsito. Foram registrados ainda 20 atendimentos a vítimas de agressões físicas, nove ferimentos por arma de fogo, sete ferimentos por arma branca, três intoxicações, duas queimaduras, 24 acidentes de trabalho e 33 procedimentos ortopédicos, dentre outros. Sete mortes foram registras, sendo duas por traumatismo crânio encefálico e politraumatismo grave, causada por capotamento automobilístico. No centro cirúrgico da unidade foram realizados 33 procedimentos nas especialidades de cirurgia geral, ortopedia, cirurgia vascular e neurocirurgia.
Enquanto isso
Anselmo de Jesus, secretário estadual de Agricultura conseguiu lotar seu filho, Clodoaldo de Jesus no escritório regional da Emater em Teixeirópolis, onde o rapaz, que é engenheiro agrônomo recebe salário de R$ 4.500. Até aí nada demais, exceto pelo fato do mesmo residir em Ji-Paraná e segundo informações de servidores, ele raramente é visto no local de trabalho. O secretário executivo da Emater é Elisafan Sales, também petista e ligado a Anselmo de Jesus.
Calote
Em reunião a portas fechadas entre Carlos Moraes (ex-apresentador do Fala Rondônia) e Sérgio Demoni (diretor da Rede TV!), ficou acertado que para a saída de Moraes, Demoni pagaria dois salários a mais, à titulo de ressarcimento pelos prejuízos (e não foram poucos). Sérgio tinha pressa em se “livrar” do apresentador e concordou, mas ao que tudo indica “deu ré” no acordo e agora se recusa a acertar o combinado.
Ao mesmo tempo
Assis Gurgacz, que não gostou nem um pouco da confusão armada entre Demoni e Moraes, andou conversando com Jorge Guerido, diretor das emissoras de Gurgacz no Paraná. E a mudança deve ocorrer em breve, já que a idéia do patriarca é dinamizar a emissora em Rondônia para as eleições de 2014. Acir Gurgacz será candidato a reeleição ao Senado e a forma como Demoni vem conduzindo a Rede TV! não está agradando.
Peregrinação
Os mais de 500 candidatos aprovados em todas as fases dos concursos que realizaram para as carreiras das policias Civil e Militar, estão apenas aguardando a convocação para a academia. Vale destacar que o último concurso da Polícia Civil foi homologado em janeiro de 2011, data em que inicia o seu prazo de dois anos de validade, estando, portanto, em plena vigência e com candidatos aprovados em lista de espera. A Assembleia Legislativa aprovou uma lei proibindo o Estado de contratar funcionários para cargos abertos em concurso enquanto não se esgotar a lista de classificados, dentro do seu período de validade. Mas os candidatos aprovados acham que a SESDEC está fazendo “corpo mole” para expirar o prazo e realizar um novo concurso.
Ouro Preto
As escolas da rede estadual Monteiro Lobato e Horácio Carelli de Ouro Preto do Oeste terão dificuldades em fechar o calendário letivo que prevê 200 dias de aula durante o ano. No último dia 11, haviam sido contabilizados apenas 108 dias e os pais dos estudantes estão revoltados com a situação e responsabilizam as diretoras das escolas e a chefe da representação de ensino, Débora Messias.
No Sintero
Após denúncias da Chapa 2, a Justiça Federal resolveu suspender a posse dos membros da Chapa 1, até que sejam apuradas pela Comissão Eleitoral e representantes das chapas, as denúncias de irregularidades apontadas, sob pena de nulidade da eleição. Membros da Chapa 1 reclamaram e acusaram o juiz de ter sido influcenciado por notícias publicadas em um veículo de comunicação que eles não dizem qual foi, e acrescentam “a chapa 2 admite que não tem provas de qualquer irregularidade, baseando a sua reclamação apenas em suposições e mentiras publicadas sob encomenda em um veículo de comunicação”.
Expedido
O juiz da 2ª Vara Criminal determinou a prisão de Moisés de Oliveira, irmão do ex-deputado e ex-presidente da Assembleia Legislativa Carlão de Oliveira. Moisés foi condenado a 4 anos e 5 meses de prisão e chegou a passar mais de 100 dias preso logo após a Operação Dominó, da Polícia Federal. Ele fez acordo de delação premiada e se livrou de vários processos, mesmo assim, alguns ainda deram continuidade. Moisés é tio do deputado estadual Jean Oliveira e atualmente reside em Brasília. Ele, que é professor, foi diretor da Escola do Legislativo e operava junto com o irmão um esquema que ficou conhecido como “folha paralela” no qual eles pagavam servidores fantasmas e o dinheiro era divido com parlamentares.
Saiu
Lindomar Garçon não é mais deputado federal. Ele perdeu o mandato após a recontagem de votos feita pelo Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia. Como a ex-deputada Daniela Amorim não recorreu da lei do Ficha Limpa, como fizeram todos os demais candidatos impugnados, seus votos não foram computados e Garçon ficou fora. Quem assume a vaga é o pedetista Marcos Rogério (Ji-Paraná), protegido do senador Acir Gurgacz.
Saudável morre mais
Pessoas com fatores de risco para doenças cardíacas, como pressão alta e colesterol elevado, têm mais chance de sobreviver após um ataque do coração do que aquelas completamente saudáveis. Isso é o que revela um novo estudo que acompanhou mais de 500 mil pacientes nos Estados Unidos, publicado no Journal of the American Medical Association. Segundo os autores, mesmo levando em conta influências como idade e peso, o resultado mostra que, quanto maior o número de fatores de risco, menor a chance de morrer. Para os pesquisadores, uma possível explicação para a descoberta é que pessoas com problemas conhecidos podem estar recebendo remédios, como estatinas e betabloqueadores, que ajudam a protegê-las após o ataque cardíaco. Esses pacientes também tendem a visitar o médico com mais frequência. Também é possível que pacientes sem os tradicionais fatores de risco tenham outros fatores não avaliados, ou problemas no fluxo sanguíneo, por exemplo. Os dados avaliados vieram de registros de internações entre 1994 e 2006. Do total de pacientes, mais de 85% tinham pelo menos um fator de risco, como pressão alta, colesterol elevado, diabetes ou histórico familiar _ e pessoas com mais de um tinham sofrido ataques do coração mais jovens. Após levar em conta o fato de que pessoas que não tinham fatores de risco eram frequentemente mais velhas, e ajustar dados como peso, raça e gênero, o estudo descobriu que aqueles que não fumavam, não tinham diabetes, colesterol alto ou histórico familiar tinham 50% mais chance de morrer no hospital do que os demais. Um em cada sete pacientes com nenhum sinal de alerta morreu. No grupo dos que tinham fatores de risco, a mortalidade foi de um em 28. Os autores também observaram que pacientes com mais fatores de risco tinham mais probabilidade de tomar medicação nas primeiras 24 horas da internação ou passar por uma cirurgia.
Contatos
Contatos com a coluna podem ser feitos pelo alan.alex@gmail.com – painelpolitico@hotmail.com – www.painelpolitico.com - Twitter/painelpolitico Facebook.com/painel.politico– Telefone (69) 9248-8911. Skype - painelpolitico