Um dos principais bairros da zona Sul de Porto Velho, o Caladinho comemora neste final de 2011 diversas conquistas alcançadas por iniciativas da Prefeitura. Nos próximos dias, a praça que está sendo construída junto à rua Rio Brilhante será mais uma opção de lazer e qualidade de vida para os moradores. Além disso, as obras de construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) devem ser concluídas em janeiro. O bairro também foi contemplado com pavimentação das ruas e reposição de 100% dos pontos de iluminação pública.
Segundo o secretário Municipal de Saúde, Willames Pimentel, as três UPAs que estão sendo construídas na cidade vão servir para ampliar o atendimento em saúde e ajudar a desafogar o serviço de urgência e emergência de baixa complexidade. No Caladinho, a UPA será instalada na Avenida Jatuarana, e deverá preencher a carência de atendimento de emergência de média complexidade no SUS. Antes, pacientes que sofriam pequenos cortes, torções, luxações ou viroses e febres, por exemplo, precisavam buscar assistência nas grandes emergências, já bastante sobrecarregadas com vítimas de acidentes de trânsito e violência. Funcionando 24 horas por dia e com médicos de plantão nas especialidades de Ortopedia, Clínica Médica e Pediatria, cada UPA deverá ter uma resolutividade de 95% dos casos.
Iluminação
Desde janeiro, a Empresa municipal de desenvolvimento Urbano (Emdur) providenciou a reposição de 117 lâmpadas nos postes de iluminação pública, todas com a tecnologia a vapor de sódio. Outros 290 novos pontos de luz foram instalados, deixando o bairro inteiro iluminado. “Só não conseguimos iluminar os trechos onde não há rede, mas ISS não está ao alcance da Prefeitura”, explicou o residente da Emdur, Mário Sérgio Teixeira.
Na rua Rio Brilhante, a nova praça terá 1,2 mil metros quadrados à disposição da comunidade, com previsão de ser inaugurada em maio de 2012. A praça terá quiosques para a praça de alimentação, com banheiros públicos, play-ground e pista para caminhadas, tudo com acessibilidade para cadeirantes. Também será construído um anfiteatro com arquibancada para apresentações artísticas. A secretaria municipal do Meio Ambiente (Sema) está plantando 35 mudas de árvores para ajudar na arborização do espaço.
Só nesse ano, foram aplicados cerca de 8 quilômetros de asfalto no Caladinho, com drenagem e colocação de meio-fio. O asfalto ajuda a eliminar os alagamentos e também diminui a quantidade de poeira que tanto provoca problemas respiratórios.
Educação
As quatro escolas municipais situadas no bairro receberam investimentos em obras de ampliação ou reformas nos últimos anos. A Escola Manoel Aparício, que fica na divisa com o bairro Cidade Nova, ganhou uma nova sala de recursos em 2009, no valor de R$ 99 mil. Na Escola de educação Infantil Pequenos Talentos, uma nova sala de aula e outras pequenas reformas no prédio custaram R$ 149 mil. Por fim, na escola Cor de Jambo também houve uma reforma.
Os projetos pedagógicos da Semed têm beneficiado os estudantes das quatro escolas do bairro. Na escola Cor de Jambo, ocorre o programa Educação para a Paz na Escola. Na Manoel Aparício, acontecem os programas do Mais Educação e o Escola Aberta, onde a comunidade está inserida nos benefícios. Por fim, as duas escolas de educação infantil, Estrela do Amanhã e Pequenos Talentos estão inseridas nos círculos pedagógicos, capacitações para professores que são mantidas pela Semed.
Cascalhamento
O cronograma elaborado no começo do ano pela secretaria municipal de Serviços Básicos (Semusb) agendou para novembro as ações no bairro Caladinho, que irá receber as operações de cascalhamento e limpeza. De acordo com o secretário Jair Ramires, a iniciativa ajuda a evitar a formação de buracos e também inibe os alagamentos na época das chuvas, enquanto o asfalto não chega. “Vamos cascalhar pelo menos 10 quilômetros de vias”, disse.