Micro e pequenos empresários da região de Ariquemes estão participando ao longo desta sexta-feira do Encontro de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes. O evento está sendo organizado num a parceria entre governo, prefeitura e Sebrae, e tem por objetivo levar para a formalidade micro e pequenas atividades comerciais, para que possam se tornar fornecedores nas compras feitas pelo estado, município e governo federal.
Na abertura do evento, na noite de quinta-feira, o prefeito de Cariacica, Helder Salomão, duas vezes escolhido pelo Sebrae Nacional como melhor prefeito do país, proferiu uma palestra sobre como as compras governamentais mudaram a realidade do município,na qual falou dos procedimentos adotados para que todas as atividades produtivas de seu município se tornassem forncedoras.
Além das palestras, os micro e pequenos empresários participoara de oficina de capacitação nas diferentes modalidades de licitação. O superintendente de Licitações do governo estadual, Márcio Rogério, apresentou a palestra “O governo doestado comprando da peqeuena empresa” e explicou detalhadamente os procedimentos que levam uma empresa – da micro à grande – a se transformar em potencial fornecedor.
O presidente da Associação Rondoniense de Municípios, Laerte Gomes, prefeito de Alvorada do Oeste, disse que Mário Rogério é hoje o “transtorno dos que estavam acostumados aos vícios nas compras do governo”.
Em seu discurso, Márcio Rogério falou das dificuldades de vender para o governo, em função das formalidades. “Fornecer para a administração pública é cumprir deveres e requisitos básicos, desde prazos, qualidade, quantidade, enfim uma série de deveres incomuns na iniciativa privada. O governo fica numa situação de superioridade e pode inclusive aplicar penalidades em função da inobservância destes deveres”, alertou, afirmando, entretanto, que ultimamente os pequenos fornecedores estão vencendo muitas licitações.
Nesta linha de fortalecimento da pequena empresa, o prefeito de Ariquemes Márcio Raposo, disse que já comprou quase R$ 1 milhão em móveis de uma pequena empresa local.