Em sua 2º fase o Programa de Qualificação dos Profissionais de Enfermagem de Rondônia/ENFRO, instituido pelo Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO) e apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), deu inicio na manhã dessa sexta-feira (22), ao curso de ATCN/ATLS- com suporte avançado no trauma, na Escola Profissionalizante Simone Araújo. A capacitação abrange nessa 1º Etapa a qualificação de 32 enfermeiros da rede pública de Porto Velho, dividido em duas turmas de 16 alunos.
A primeira turma recebe a formação nessa sexta-feira (22) até sábado (23), com aulas teóricas das 08hs às 12hs e aulas práticas da 13h às 16hs. A segunda turma recebe a formação no domingo (24) e segunda (25).
Durante a abertura dessa 2º fase do Programa, o coordenador do ENFRO, Enfermeiro Jorge Filho, afirmou que o curso representa uma oportunidade aos profissionais da saúde de aprimorarem os conhecimentos e de se estabelecer na rede pública de saúde através da uniformização do atendimento.
“Os profissionais estão constantemente precisando de cursos de reciclagem, porque a todo instante vão surgindo novidades no ramo da saúde. E é justamente isso que o Coren-RO busca: aprimorar os conhecimentos dos profissionais de enfermagem e melhorar o atendimento ao paciente, principalmente no setor de urgência e emergência”, enfatiza o coordenador.
O presidente do Coren-RO, Diogo Nogueira do Casal, ao dar as boas vindas a turma de 16 enfermeiros que participam dessa primeira etapa de capacitação, falou sobre o sucesso dado ao Programa, afirmando que nessa 2º fase, os cursos serão estendindo em todo o interior do estado, abrangendo também as categorias de técnicos e auxiliares de enfermagem.
"Vamos promover nas próximas etapas do Programa, vários cursos entre eles: Tratamento de Feridas, Implantação do DIU por Enfermeiro e Farmacologia na Assistência da Enfermagem. Ji-Paraná e Cacoal são os próximos municipios a serem beneficiados pelo Programa de Capacitação aos profissionais de enfermagem". afirmou o presidente.
Coordenado pela diretora do ATCN no Brasil, Cristiane Domingues, os cursos estão sendo ministrados por profissionais do mais alto nível de conhecimento da área, a nivel nacional e internacional, entre eles: Wagner Aguiar, Cibeli Solai, Silvana Ritta e Junia Sucoha. No final dos cursos, além de capacitados os profissionais estarão recendo certificados internacional.
O ATCN atualmente em conjunto com o Advanced Trauma Life Support® (ATLS®), vem sendo operacionalizado por mais de 20 anos e desde então é reconhecido pelo excelente programa educacional em trauma. É oferecido em mais de 20 estados norte-americanos e em diversos países (Dinamarca, Arábia Saudita, Itália, Hong Kong, Suécia, Porto Rico, Espanha e Portugal). No Brasil, o programa ATCN iniciou em maio de 2009.