De brincadeira
Quando foi ventilada a possibilidade de Júlio Olivar assumir a Secretaria de Estado de Educação, parecia que era uma brincadeira, ou uma daquelas notícias plantadas, com objetivo de desviar o foco de um nome de peso. Mas não era. No Diário Oficial do último dia 8 consta a nomeação de Olivar como titular da SEDUC, a pasta estratégica e um dos três pilares que são pontos sensíveis em qualquer gestão, junto com saúde e segurança. Mas a educação é ainda mais importante. Com educação evita-se o crime, as doenças, a estupidez e a ignorância. Infelizmente não é brincadeira.
Pavão
Júlio Olívar tem certeza que é gênio. Também tem certeza que “o estado não desenvolve mais sem ele”. Nada contra o jovem mineiro radicado em Vilhena, que com senso de oportunismo, enxergou nas filiações partidárias um trampolim para cargos públicos. Em 2006, na completa falta de nomes para compor uma aliança com o PT, o PC do B indicou Olivar para ser vice de Fátima Cleide. Naquela campanha ficou evidente o tamanho de seu egocentrismo e principalmente de sua vaidade. Chegou a ficar emburrado porque a então senadora não lhe dava muita conversa e a coordenação da campanha, à cargo do PT, empurrou Olivar para fazer campanha lá em Vilhena. E apenas lá.
Imortal
Como todo narcisista que se preze, Olivar tratou de fundar em Vilhena, a “Academia Vilhense de Letras”, composta por ele e mais uma dúzia de escritores que se denominam “imortais”. Nada contra a Academia, louvável a iniciativa, mas isso não gabarita ninguém a ser secretario de Educação. Olivar na verdade apresenta em sua biografia dezenas de menções honrosas concedidas por entidades minúsculas, muitas das quais, ninguém ouviu falar. Isso também não o gabarita para ser secretário de educação. Aliás, não gabarita nem para ser secretário de Turismo. Mas como em Rondônia secretaria de turismo, seja ela municipal ou estadual só serve mesmo como cabide de empregos, por lá ele não causava nenhum transtorno. Agora na Seduc...
Muita areia
Mas o grande culpado dessa lambança chama-se Confúcio Aires Moura, governador do Estado que dá mais uma prova que não tá nem aí para os problemas de Rondônia. Muito admira o Sintero não chiar com essa indicação, mas quando lembramos que o marido da presidente da entidade faz parte do primeiro escalão do governo, fica evidente que o sindicato vai silenciar. Realmente, tem alguma coisa muito errada em Rondônia.
Mais uma
E eis que chega a informação que Olivar sequer apresentou comprovação de conclusão do ensino médio, por isso não conseguiu obter o registro de jornalista em 2008. Segundo informações prestadas por ele, “a escola em que ele estudou pegou fogo”. Então tá. Pode ser que agora como secretário de Educação ele consiga localizar seus registros escolares.
Encerrando
A Seduc ficou assim, o “imortal” Júlio Olivar como titular a ex-deputada e ex-prefeita, que responde diversos processos por improbidade administrativa, Suely Aragão como adjunta. Mas para o Sintero está tudo bem.
Na Câmara
E tomou posse como vereador em Porto Velho o educador Mário Jorge (PDT), na vaga aberta com a renúncia de Chico Caçula. Mário, que estava trabalhando como assessor especial do governador Confúcio Moura, teria ficado irritado com o fato de não ter sido escolhido para a Seduc e por isso optou em ir para o parlamento municipal. Ele apresentou-se na última segunda-feira e seu decreto de exoneração do governo foi publicado no mesmo Diário Oficial da nomeação de Olivar.
Lambanças peemedebistas
Reportagem do Rondoniaovivo mostra que um servidor comissionado da SEDUC infiltrou-se em uma operação da Sedam apresentando-se como engenheiro ambiental na região de Buritis. Diógenes Gonçalves Costa, vulgo “Pio”, é filho do presidente do diretório do PMDB de Ariquemes, Jeferson Pereira Costa e teve decretada sua prisão domiciliar, além da suspensão da função pública, perdendo o CDS que tinha na SEDUC – Secretaria estadual de Educação, onde supostamente não aparecia para trabalhar. Ele é o que se chama “da cozinha do governador”.
Lambanças governistas
O governo de Rondônia está pensando em promover um concurso público para a Polícia Civil sem antes chamar o restante dos aprovados. Ocorre que os aprovados se mobilizaram e já obtiveram apoio do presidente da Assembleia, Valter Araújo e do deputado federal Mauro Nazif e publicaram um site (http://aprovadospcro.com/) no qual discutem diretrizes da causa. Eles possuem atualmente uma vasta jurisprudência do STJ e STF, e em todas elas, o posicionamento é da ilegalidade de abertura de novo concurso público caso haja candidatos aprovados em um anterior que esteja dentro do prazo de validade, como é o caso de Rondônia.
Comissão
Mesmo ciente dessa situação, o governo já nomeou uma comissão para a realização do concurso, presidida por Ricardo Sousa Rodrigues e tendo como membros Lucilene Pedrosa de Souza Gottardo, Pedro Gemegnani Mancebo e Cícero de Souza. A portaria foi publicada no Diário Oficial do último dia 5. Os aprovados no último concurso estão prontas para impetrarem dezenas de mandados de segurança para garantir suas nomeações, o que certamente atrasará o cronograma do novo concurso. Mas parece que na atual administração eles não ligam muito para esses problemas.
Errata
Na última coluna informamos erroneamente que o vídeo onde aparecem os vândalos de Jirau havia sido retirado do ar pelos autores. Na verdade o vídeo foi divulgado pelo jornal Nossa Folha, de Ariquemes. A direção do noticioso informou que a primeira versão foi retirada porque não tinha a logomarca da empresa. Após a correção, o vídeo foi novamente postado. O jornal também informou que o material foi obtido “após exaustiva investigação” e foi disponibilizado para as autoridades que investigam os incidentes, ocorrido em março deste ano.
Transposição
E a comissão intersindical de Rondônia segue para Brasília esta semana para começar o trabalho de análise dos servidores que pretendem fazer a transposição para os quadros da União. Como ainda pairam inúmeras incertezas, os servidores estão buscando informações e os sindicatos rebolando para elucidar. Pelo visto, transpor mesmo, só ano que vem.
2012
E a Câmara de Vereadores de Porto Velho poderá aumentar o números de edis para o ano que vem. Isso vem gerando uma grande expectativa principalmente naqueles candidatos que “bateram na trave” nas últimas eleições. Eduardo Rodrigues, presidente da Casa, está analisando a possibilidade. A Câmara pode aumentar para 19 ou 23 o número de vereadores. Eduardo está mais propenso ao número 19.
Repetindo
Já publicamos essa nota, mas estamos repetindo por se tratar de um caso de solidariedade, sem interesses políticos. Uma questão de humanidade. O Núcleo de Apoio à Criança com Câncer de Rondônia, fundado em agosto de 2007 para dar assistência à famílias carentes, principalmente do interior do Estado vem passando por sérias dificuldades financeiras. A instituição é reconhecida como de utilidade pública pela Assembleia Legislativa desde junho de 2010 e está sem condições até de pagar um aluguel de R$ 1 mil e corre o risco de fechar as portas. Atualmente o Núcleo oferece quatro refeições diárias a crianças e seus acompanhantes. Quem tem pessoas com problemas de saúde na família, sabe o quanto é importante o funcionamento desse tipo de instituição. Quem puder ajudar pode entrar em contato pelos telefones 9252-0768 ou 8112-0700, com Robinson Cardoso Machado, oncopedista e médico da família, responsável pelo funcionamento do Núcleo.
Contatos
Contatos com a coluna podem ser feitos pelo alan.alex@gmail.com – painelpolitico@hotmail.com – www.painelpolitico.com - @painelpolitico – telefones 3225-7495 e 9248-8911.