Deputados apontam falhas na construção do CPA e requerem relatórios ao Deosp

Deputados apontam falhas na construção do CPA e requerem relatórios ao Deosp

Deputados apontam falhas na construção do CPA e requerem relatórios ao Deosp

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma série falhas e irregularidades foram previamente identificadas pelos deputados estaduais Valdivino Tucura (PRP), Lorival Amorim (PMN) e Eurípedes Lebrão (PTN), que integram a Comissão de Transportes, Obras e Serviços Públicos da Assembléia Legislativa, durante visita às obras de construção do Centro Político e Administrativo (CPA), na tarde desta quinta-feira (30).
 
A falta de engenheiro residente e de um diário da obra, infiltrações, atrasos na entrega de material e serviços, más condições de trabalho dos operários, acúmulo de lixo e entulho, entre outros problemas, foram apontados pela Comissão.
 
“Essa obra é importante para o Estado e infelizmente, foram investidos cerca de R$ 120 milhões e ainda não foi concluída, além de irregularidades. Fizemos uma visita às obras de construção da nova sede da Assembléia, identificamos problemas e os serviços foram paralisados, esperamos que no CPA não aconteça a mesma coisa”, disse o deputado Tucura, que preside a Comissão.
 
O deputado Lorival criticou a falta de um engenheiro residente e os constantes atrasos na obra, que é aguardada com ansiedade por servidores estaduais e a sociedade. “Faltou planejamento. O estacionamento tem capacidade para somente 1.150 veículos, quando se estima que só de servidores, sejam 4.000 carros. Essa área toda vai ser um inferno o trânsito, se não tomarem medidas urgentes”, completou.
 
Os parlamentares vão solicitar ao Departamento de Obras e Serviços Públicos (Deosp), os relatórios dos últimos seis meses das obras, além dos contratos das empresas ETA e Gebam, responsáveis pela colocação e fornecimento dos vidros da obra. “Há um jogo de empurra, e o atraso na entrega e colocação dos vidros, deixou a obras ‘descoberta’, causando infiltrações e destruindo parte do forro de gesso da construção”, completou o deputado Lebrão.
 
O diretor geral do Deosp, Abelardo Castro, acompanhou os deputados e garantiu que a obra será entregue ainda em 2011, apesar dos problemas para gerenciar os contratos com as 22 empresas envolvidas na construção dos prédios que compõem o CPA. “Até novembro, acreditamos que toda a obra será concluída”, acrescentou.
 
Os deputados percorreram as torres curvas e a torre principal, onde funcionará o Palácio do Governo, local onde estão os maiores problemas de infiltrações e restando ainda muitos serviços a serem feitos. “Para concluir toda a obra, o Governo ainda deverá gastar mais R$ 25 milhões. É muito dinheiro investido e a obra não sai”, observou o deputado Tucura, cobrando do diretor do Deosp mais empenho na fiscalização das empresas que executam a obra.
 
Outro motivo de preocupação dos parlamentares foi as condições de trabalho dos operários. Em muitos locais, o ambiente é escuro, em alguns prédios faltam banheiros e o mau cheiro é insuportável. Na parte externa, lixo se acumula, junto com restos de madeiras e pregos, colocando a integridade dos trabalhadores em risco.
 
“Também vimos operários sem os equipamentos de segurança e proteção e muitas outras irregularidades, que precisam ser corrigidas. Vamos aguardar os relatórios e definirmos as futuras ações para acompanhamento das obras do CPA”, finalizou o deputado Lorival.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS