Na manhã desta segunda-feira (16), foi dada posse aos Vogais da Junta Comercial do Estado de Rondônia, o evento ocorreu
na sede da JUCER (Junta Comercial do Estado de Rondônia), em Porto Velho, quando na ocasião o presidente da Junta, Gilvan Ramos, prestou alguns esclarecimentos sobre os orçamentos e dívidas do Estado.
Entre os empossados quatro vieram do Conselho de classe e seis foram indicados, são eles: Gilmar Ramos (Conselho regional de contabilidade), Silvia Oriani (Associação comercial de Rondônia), Raniery Araújo (FECOMERCIO), Marcelo Almeida (FACER), Bianca Lopes (Conselho Regional de Economia), Domingos Sávio (Federação das Câmarasdos Dirigentes Logistas do Estado de Rondônia), Irene Castro (Federação Estadual das Entidades Estaduais das Micro e Pequenas Empresas do Estado de Rondônia), Eva da Silva (Conselho Regional de administração de Rondônia e Acre), e Pompeu Vieira (FIERO).
Os Vogais têm como função realizar os julgamentos de processos das SA’s , transformar empresário em sociedade empresarial e realizar os processos de eventuais recursos.
Entre os dados mais importantes apresentados por Gilmar apontam que no Estado existem atualmente 73 mil empresas ativas.
Segundo ele ainda, o orçamento total do Estado hoje é 5.200.000.000,00 (cinco bilhões e duzentos milhões de reais), desse montante a Educação recebe 900.000.000,00 (novecentos milhões) e saúde 550.000.000,00 (quinhentos e cinqüenta milhões). O total de Precatórios Trabalhistas é de 2.090.000.000,00 (dois bilhões e noventa milhões de reais).
Ao final da apresentação todos os Vogais e Adjuntos foram apresentados, quando prestaram um juramento solene e depois assinaram um protocolo que oficializava a posse. Um coffe-break foi oferecido a convidados e jornalistas.