Os vencedores I Prêmio MP-RO de Jornalismo – Ministério Público de Rondônia como Defensor da Sociedade – serão conhecidos nesta segunda-feira, dia 9 de maio, durante solenidade que será realizada no auditório da Instituição, às 19h30. O evento tem a presença confirmada do jornalista da Rede Globo Marcelo Canellas, que proferirá palestra com o tema “A Notícia como Princípio da Cidadania”.
O Prêmio MP-RO de Jornalismo concederá a premiação de R$ 5 mil aos autores dos melhores trabalhos nas áreas de Jornalismo Impresso – Jornal; Telejornalismo, Jornalismo On-line, Radiojornalismo e Fotojornalismo.
Lançado em 2010, o objetivo do prêmio é estimular, divulgar e prestigiar matérias jornalísticas veiculadas na imprensa com o tema “O Ministério Público de Rondônia como defensor da Sociedade”, demonstrando as competências e atribuições constitucionais da Instituição, assim como contribuir para o melhor entendimento pela sociedade e pelo poder público acerca da importância do Ministério Público.
A Comissão Julgadora do Prêmio foi formada por profissionais especialistas nas áreas de Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Jornalismo On-line, Rádio e Fotografia, e membros do Ministério Público de Rondônia.
Palestra
Dentro da programação da entrega do I Prêmio MP-RO de Jornalismo, o jornalista Marcelo Canellas, da Rede Globo de Televisão, fará uma palestra com o tema “A Notícia como Princípio da Cidadania”.
Marcelo Canellas é repórter especial da Rede Globo e tem a trajetória profissional marcada por grandes coberturas jornalísticas, como a chacina da Candelária; a implantação do Plano Real, o massacre de trabalhadores sem-terra em Eldorado dos Carajás, entre outras.
A atuação voltada para temáticas sociais em defesa dos direitos humanos rendeu a Canellas uma série de prêmios, entre eles o Ayrton Senna de Jornalismo, Barbosa Lima Sobrinho, Imprensa Embratel, Vladimir Herzog na categoria de documentário e a medalha ao mérito da ONU (Organização das Nações Unidas). Marcelo Canellas também recebeu o título de Jornalista Amigo da Criança, concedido pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi).