Entidade de Rondônia orienta pequenos empreendedores para compras governamentais

Entidade de Rondônia orienta pequenos empreendedores para compras governamentais

Entidade de Rondônia orienta pequenos empreendedores para compras governamentais

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A oportunidade de participar de licitações públicas já não é um privilégio de empresas de grande porte. Os governos Federal, estaduais e municipais oferecem boas oportunidades para empresas de pequeno porte e também para os Micro Empreendedores Individuais (MEIs). O Sindicato da Micro e Pequena Indústria (Simpi) de Rondônia disponibiliza orientação técnica, jurídica e contábil para os interessados. A iniciativa ganhou nova dinâmica com a edição do Decreto 15.643, assinado em 12 de janeiro deste ano pelo governador Confúcio Moura, que dispõe sobre o “tratamento diferenciado” que deve ser concedido aos pequenos empreendedores, para que eles também possam negociar com o governo estadual, considerado o maior comprador de Rondônia, com um orçamento de R$ 3 bilhões/ano, destinado para a aquisição de produtos e serviços que vão desde a merenda escolar até grandes obras de infraestrutura.

“Com a criação do Decreto 15.643, o governador Confúcio Moura atendeu a uma reivindicação do setor produtivo do Estado, com o objetivo de democratizar as compras governamentais, superando a força de lobbies poderosos que muitas vezes ficavam com o quinhão maior das compras públicas  em Rondônia e também em outros Estados brasileiros”, explica Leonardo Sobral.

Para a representante do Simpi credenciada pelo Ministério de Planejamento e Gestão para orientação sobre licitações, Heloísa Sobral, “participar de compras públicas não é um bicho de sete cabeças como imagina grande parte dos pequenos empreendedores. A Internet oferece todas as  informações necessárias a respeito das licitações dos governos do Estado, da União e prefeituras (como editais, licitações e legislação),  que  podem ser encontradas em um link do site do Simpi (www.simpi.net) e do Sebrae,  

 O Simpi conta em sua sede com o telecentro ‘Centro de Negócios Avançados’, que é aberto para a comunidade e voltado para o empreendedorismo. No local os interessados em fazer compras governamentais podem consultar os computadores para buscar informações sobre o assunto, com a assistência técnica necessária. A entidade também oferece assistência jurídica, em Porto Velho, com a advogada Andiara Afonso Figueira,   e em Brasília, para acompanhar os processos de licitação, e assessoria contábil, além de orientação para elaboração de propostas.

Na última quarta-feira, Heloísa Sobral fez uma palestra sobre compras governamentais para uma plateia atenta formada por clientes da Loja Bemol, que se mostraram surpresos com as facilidades oferecidas por lei para a participação dos pequenos nas licitações. A palestra foi ministrada por meio de uma parceria formada pelo Grupo Bemol, que oferece o Programa de Educação do Consumidor, com oficinas, cursos e palestras sobre assuntos diversos de interesse dos clientes.

 Centro de Negócios Avançados

O Centro de Negócios Avançados do telecentro do Simpi foi criado em 2003 e desde então já prestou mais de 20 mil atendimentos. A entidade recebeu durante dois anos consecutivos – em 2008 e 2009, o Prêmio Telecentros Brasil, do Ministério de Ciências e Tecnologia, e participou da delegação brasileira liderada pela Associação de Telecentros de Informatização e Negócios durante o Fórum Mundial de Telecentros realizado no Chile, neste mês de abril, quando a representante do sindicato, Ana Luiza Sobral, foi escolhida para ser ‘Embaixatriz do Brasil’ do Projeto Mulheres no Telecentro.

 O Telecentro do Simpi está aberto aos interessados na rua Padre Chiquinho, 1454, bairro Pedrinhas, telefone (69) 3026 2108. Maiores informações podem ser obtidas no site www.simpi..net, email simpi@simpi.net. Para orientação personalizada há a necessidade de marcar hora com antecedência.

 Os interessados em participar dos cursos da Bemol podem se inscrever e conferir a programação no site www.bemol.com.br. Os cursos são gratuitos e a única exigência é a apresentação do cartão Bemol, que pode ser retirado em Porto Velho nas lojas do grupo localizadas no Shopping Porto Velho e na Marechal Deodoro esquina com Dom Pedro II.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS