Prefeitura inicia campanha contra hipertensão e diabetes nesta terça feira

Prefeitura inicia campanha contra hipertensão e diabetes nesta terça feira

Prefeitura inicia campanha contra hipertensão e diabetes nesta terça feira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A prefeitura de Porto Velho inicia nesta terça feira (26) a campanha contra hipertensão e diabetes em todo o Município. A data foi escolhida por se tratar do Dia Nacional da Hipertensão, conforme Lei Federal nº 10.439, de 30 de abril de 2002. Inicialmente a campanha será realizada nas unidades de saúde Osvaldo Piana, no bairro Areal e Meu Pedacinho de Chão, na Avenida Tiradentes, ao lado do Comando Geral da Polícia Militar, a partir das 8h30min.
 
Conforme a coordenadora do programa Hiperdia (hipertensão e diabetes), Anete Santos da Cruz, a campanha consiste em fazer uma triagem em todos os pacientes que procuram as unidades de saúde municipais, os quais são submetidos à verificação da pressão arterial e teste de glicemia. “Caso seja constatado algum problema, o paciente é imediatamente encaminhado ao médico para realização dos exames de praxe”, afirma. Se os exames constatarem alguma dessas doenças, o paciente recebe toda atenção devida, inclusive medicamentos grátis.
 
A campanha será realizada até a próxima sexta feira (29) nas unidades de saúde da prefeitura. Nesse dia, a ênfase do atendimento será no bairro Socialista, setor Leste da Cidade. Os demais dias serão divulgados no decorrer da campanha, a partir desta terça feira. Anete dos Santos, no entanto, pede para que as pessoas compareçam para fazer o teste. Ela informa que 35% da população com idade acima dos 30 anos é propensa a sofrer de hipertensão. No caso da diabetes, o índice na mesma faixa etária é de 11%.
 
O Município, além da prevenção e tratamento, fornece medicamentos de graça para os pacientes, em parceria com o Governo Federal. Os remédios mais comuns aos hipertensos são: enalapril, captopril, AASS 100 miligramas, propanalol e hidrocloradiazida. Aos diabéticos são fornecidos remédios como metiformina, gliberclanida e insulinas NPH e regular. “A prefeitura também fornece aos diabéticos materiais como seringas, agulhas, lanceta para furar o dedo e tira reagente. Esse material possibilita ao próprio paciente fazer o teste de glicemia e sua auto monitorização em casa. É claro que todos também são devidamente treinados”, explica.
 
Estatísticas
 
Para atender os portadores de hipertensão, o Ministério da Saúde possui o Programa Nacional de Atenção a Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus (Hiperdia). Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 35% da população brasileira acima de 30 anos é acometida pela doença, o que significa 17 milhões de portadores de hipertensão no país. Desse total, 75% buscam o Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento na rede básica, que são as unidades de saúde dos Municípios.
 
O programa tem por objetivo diminuir a procura por pronto-atendimentos, as internações, gastos com tratamento de complicações, aposentadorias precoces e mortalidade cardiovascular, melhorando a qualidade de vida das pessoas acometidas pela doença. Em Porto Velho, a prefeitura, através da Coordenação Hiperdia, trabalha para detectar, cadastrar, acompanhar e garantir o tratamento por meio das consultas com equipes multiprofissionais; garantir os exames específicos, a medicação e atividades voltadas para a qualidade de vida de 35% da população do Município acima de 30 anos. Atualmente existem 14.660 hipertensos cadastrados pela Semusa, o que representa 27,06% da população na faixa etária indicada.         
           
Prevenção
 
Como medidas de prevenção, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda que sejam controlados os fatores de risco, como excesso de peso, sedentarismo, abuso no consumo de sal, excesso de álcool, tabagismo e stress. A doença tem tratamento, mas não cura.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS