Empresários e gerentes de micro e pequenas empresas, assessores jurídicos e consultores empresariais assistiram segunda-feira à noite, no auditório do Sebrae, à palestra sobre a Nota Fiscal Eletrônica. A ação foi uma parceria do CRC (Conselho Regional de Contabilidade) com o Sebrae.
Oportuna e esclarecedora, a abordagem ocorreu num momento em que a maior curiosidade sobre esse sistema é das micro e pequenas empresas, principalmente das optantes pelo Simples Nacional.
O auditor fiscal da Sefin (Secretaria de Finanças) de Rondônia, Adailton Silva Lima esclareceu aos 76 participantes os conceitos da NF-e, funcionalidades e características de acordo com a legislação vigente.
Exemplificando as mudanças que ocorrem com a utilização da NF-e. Ela substitui automaticamente os talonários de notas fiscais de papel, pois tem valor jurídico, garantido pela assinatura eletrônica do emitente. E que, para emitir o documento, a empresa tem de estar inscrita na Sefin, através do portal do contribuinte (www.portal.sefin.ro.gov.br).
Carlos Alberto Machado de França, do Sebrae, disse na abertura da palestra que a iniciativa foi uma resposta à demanda por esse tipo de informação. “O Sebrae cumpre seu papel, em parceria com o CRC”. Além do palestrante, também esteve presente Lereene dos Santos Rocha, técnica do CRC.
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800