Sedam discute parceria com serviço florestal brasileiro
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Técnicos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM) e do Serviço Florestal Brasileiro, discutiram hoje (17), em Porto Velho, a elaboração de um termo de cooperação técnica para ações conjuntas que visam a contribuição da SEDAM para o Inventário Florestal Nacional; a construção de marcos legais para exploração das florestas púbicas; e ainda, alimentação do Banco de Dados Florestal Nacional.
Segundo o secretário adjunto da SEDAM, coronel Josenildo Jacinto Nascimento, que coordenou a reunião, o objetivo principal do Inventário Florestal Nacional é produzir informações sobre os recursos florestais, de florestas naturais e plantadas, a cada 5 anos, para subsidiar a formulação de políticas públicas visando o uso e conservação de recursos florestais.
O Inventário Florestal produzirá informações sobre os recursos florestais incluindo aspectos como a estrutura e composição da floresta, estoque de madeira, carbono, biomassa. “A nossa contribuição para o Inventário Florestal vai ajudar e apoiar a formulação de políticas regionais e nacionais, com base em dados atualizados e confiáveis, para identificar estratégias para o uso sustentável dos recursos florestais”, explicou o secretário adjunto, acrescentando que Rondônia vai inovar na gestão florestal.
Ao final da reunião foi constituído um Grupo de Trabalho para elaboração do Termo de Cooperação Técnica entre os dois órgãos de meio ambiente.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!