Santo Antônio Energia realiza ação em apoio ao combate à Aids em Rondônia

Santo Antônio Energia realiza ação em apoio ao combate à Aids em Rondônia

Santo Antônio Energia realiza ação em apoio ao combate à Aids em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Dados do Ministério da Saúde mostram que Rondônia é o terceiro estado da região norte em números de casos de AIDS, doença que até junho do ano passado, em Porto Velho, cresceu 20% se comparado ao ano anterior. Para reforçar o combate a doença, a Assembléia Mundial de Saúde criou, em 1987, o Dia Mundial da Luta Contra a Aids; desde então, todos os anos, no Brasil, o Ministério da Saúde define estratégias para alertar a população sobre a propagação da aids, criando campanhas de sensibilização da opinião pública. “Somos iguais. Preconceito Não.” é o tema deste ano, onde a preocupação com a prevenção da doença e o combate à discriminação dos doentes são reforçados.
 
Durante esta semana, a Santo Antônio Energia e a Faculdade São Lucas, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Coordenadoria da Juventude de Porto Velho, desenvolverão ações alinhadas à campanha nacional do Dia Mundial de Luta Contra a Aids. As atividades são parte do Programa de Saúde Pública da concessionária responsável pela implantação e futura operação da Usina Hidrelétrica Santo Antônio e da missão da faculdade em atuar nas áreas que conduzam à melhoria da qualidade de vida.
 
Como parte das ações que serão realizadas, um alerta do combate à doença ficará na Praça das Três Caixas D’Água, próximo a um dos maiores patrimônios da capital. Haverá um grande laço vermelho e iluminação vermelha na praça. Os laços são símbolos de diversas campanhas de sensibilização e o laço vermelho foi escolhido, em 1991, por artistas de Nova York, para representar a luta contra a aids em homenagem aos amigos que haviam morrido com o HIV. A cor vermelha se associa ao sangue e à paixão.
 
Amanhã, dia 1º de dezembro, as equipes da Santo Antônio Energia e São Lucas distribuirão material informativo produzido para restaurantes e bares, onde as pessoas poderão ver, ao fazer suas refeições, dados sobre o aumento de casos de pessoas contaminadas com a doença na região. Serão 4.000 papéis de bandeja, semelhante aos utilizados em grandes redes de lanchonetes, onde também será possível saber como fazer o teste para identificar a doença e como procurar ajuda, caso o resultado seja positivo.
 
Nos outros dias da semana, as equipes distribuirão 4.000 preservativos e adesivos em boates e bares da cidade, alertando para a prevenção da doença. “Nosso objetivo é alcançar o maior número de pessoas possível e, para isso, iremos trabalhar inclusive no final de semana”, ressalta Martha Rojas, analista socioambiental da Santo Antônio Energia.
 
Aids – Como pega e como não pega?
 
Todos os profissionais de saúde concordam que a prevenção é a melhor saída para não se contaminar com a aids. Toda forma de sexo (oral, anal e vaginal) deve ser praticada com camisinha. Utilizar instrumentos cortantes, ou não esterilizados, fazer transfusão de sangue contaminado e compartilhar agulhas e seringas com mais de uma pessoa transmitem a aids. Até mesmo uma mãe contaminada que não faz acompanhamento médico pode transmitir a doença ao bebê durante a gravidez, no parto ou na amamentação. Estão liberados os beijos, abraços, apertos de mão, suor, lágrima, masturbação, compartilhar talheres e copos, assentos de ônibus, sabonete, toalha, lençóis: assim não pega. A doença também não é transmitida pelo ar, se doar sangue ou for picado por insetos.
 
Informações: www.santoantonioenergia.com.br
 
Santo Antônio Energia
 
É a concessionária responsável pela construção e futura operação da usina hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usina tem potência instalada de 3.150,4 megawatts e capacidade para abastecer 11 milhões de residências, ou aproximadamente 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 14,5 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis, pois utiliza tecnologia de ponta para melhor eficiência energética com menor impacto ambiental. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Eletrobras Furnas, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e o Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP). A usina hidrelétrica Santo Antônio é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS