A data para inauguração da primeira fase das obras de restauração da Estrada de Ferro Madeira Mamoré que havia sido programada para o dia 04/12 (sábado), foi remarcada para o dia 05/11 (domingo). Segundo o presidente da Fundação Cultural Iaripuna, Altair dos Santos Lopes, o Tatá, a data foi revista para atender à grande parcela da população que trabalha no sábado e que não poderia prestigiar o evento.
“Sendo um domingo teremos maior presença do público que poderá participar da cerimônia de entrega das obras, como também da vasta programação que preparamos com shows regionais, apresentação de quadrilhas e bois-bumbás e ainda apresentações de várias escolas de sambas”, disse Tatá.
Ainda de acordo com o presidente da Iaripuna, a programação inicia a partir das 17h30min. “O público poderá visitar o espaço que foi completamente reformado e prestigiar shows com cantores de Porto Velho e demais grupos regionais” convidou.
Na manhã desta quarta-feira (24/11) Altair Santos visitou o lugar juntamente com a equipe de som e técnica para conferir e projetar a área onde acontecerão as apresentações. “Hoje, viemos medir o espaço para programar o tamanho do palco e demais armações que utilizaremos. Assim tudo ficará de acordo com a estrutura que vamos trazer para cá e poder oferecer o espaço adequado para o número de participantes que convidamos”, disse Tatá.
A obra
Nessa primeira etapa das obras de restauração da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, foram investidos mais de R$ 12 milhões na obra, entre recursos provenientes do Ministério do Turismo, da contrapartida do município e do consórcio Santo Antônio Energia, como parte das compensações pela construção da usina de Santo Antônio. Até o momento, foram restaurados dois galpões, construído um anfiteatro, refeito o calçamento e urbanizado o pátio e também o calçadão no perímetro entre as ruas Dom Pedro II e 13 de Maio. Foram construídos ainda cinco quiosques que foram repassados aos ambulantes que trabalhavam em barracas improvisadas às margens do rio Madeira, dentro da área da ferrovia. Toda a área interna do complexo turístico também foi urbanizada com a colocação de grama e iluminação.
Iluminação Natalina
Na manhã desta quarta-feira (24/11), as equipes da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur) iniciaram a instalação de luminárias por toda a EFMM. Foram colocados também enfeites natalinos em volta das luminárias e no entorno da praça. Segundo o presidente da Fundação Cultural Iaripuna, Altair dos Santos Lopes, a praça já estará toda iluminada e decorada no dia da cerimônia de entrega da primeira etapa da EFMM. “Estaremos entregando esta primeira fase, de um local que é completamente familiar e turístico, em clima natalino”, disse ele.