Prefeitura realiza curso para mulheres na área da construção civil
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A prefeitura de Porto Velho, em parceria com o Consórcio Santo Antônio Energia e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/RO), iniciou nesta terça feira,16, o projeto Produção e Beleza – “A Arte de Fazer Bem feito”. O projeto prevê a qualificação profissional de 400 mulheres carentes na área da construção civil.
A solenidade de abertura dos cursos, seguida de aula inaugural, aconteceu no auditório da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero). Presentes à solenidade estavam a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres da prefeitura, Mara Regina Araújo; o gerente de sustentabilidade do Consórcio Santo Antônio, Ricardo Márcio; o diretor regional do SENAI, Vivaldo Matos; o diretor da Fiero, Emerson Fidelis e a vereadora e deputada estadual eleita, Epifânia Barbosa.
Conforme explicou Mara Regina, as alunas serão capacitadas nas funções de bombeiro hidráulico, eletricista instalador predial, pintor de obras e saúde e segurança do trabalhador. Nessa primeira fase será formada uma turma de cada categoria profissional. Foram disponibilizadas 300 vagas para alunas da Capital e outras 100 para mulheres que moram no distrito de Jaci Paraná.
Mara Regina que representou o prefeito Roberto Sobrinho, destacou o apoio recebido. “Acreditamos nessa parceria para qualificar mulheres ao mercado de trabalho. Essas pessoas vão ter vida digna para criar seus filhos e poderão sonhar muito mais”, enfatizou. Epifânia Barbosa disse que o curso para mulheres na área da construção civil “é apenas o pontapé inicial rumo a uma nova forma de vida das alunas, que inclusive servirão de incentivo para outras”.
Ricardo Márcio falou da responsabilidade social do Consórcio Santo Antônio Energia e do cumprimento de todos os compromissos firmados antes do início das obras da Hidrelétrica de Santo Antônio. Ele ressaltou também o compromisso da prefeitura na busca por geração de renda e melhor qualidade de vida das pessoas carentes.
Emerson Fidelis e Vivaldo Matos foram outros que enalteceram a parceria com o município e falaram do diferencial que faz a capacitação profissional nas pessoas. “As mulheres hoje são o grande diferencial no mercado de trabalho”, declarou Matos.
Os cursos serão ministrados na Escola SENAI em Porto Velho e em Jaci Paraná. A gestora dos cursos, Sebastiana Chaves, informou que a primeira turma de eletricista instalador predial terá aula em período integral. O total da carga horária será 160 horas. Inicialmente será formada uma turma para cada curso.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!