Kanindé prepara programação cultural para comemorar 18 anos

Kanindé prepara programação cultural para comemorar 18 anos

Kanindé prepara programação cultural para comemorar 18 anos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Associação de defesa etnoambiental Kanindé prepara programação para comemorar 18 anos

A arara vermelha é o símbolo da organização etnoambiental criada há 18 anos para defender os interesses dos índios Uru-eu-wau-wau na defesa do seu território. Para biólogos a arara Kanindé tem a plumagem azul com amarelo, mas para os indígenas a Kanindé é a arara vermelha. Escolhida como símbolo da entidade não só a arara, mas o ativismo de seus membros tem sido fator de sucesso nesses 18 anos. Muitas pessoas passaram pela Kanindé.

 

Outras foram e voltaram, algumas nunca saíram. Um exemplo é Ivaneide Bandeira, que junto com o líder Almir Suruí é conhecido no mundo inteiro pela defesa dos direitos dos povos indígenas em harmonia com o meio ambiente. A hoje coordenadora de projetos da Kanindé vem atuando junto com a Associação Metareilá do povo indígena Paiter Suruí para fortalecer e implementar o projeto Carbono Suruí que vem sendo desenvolvido há mais de 10 anos. Outro fator de sucesso na linha de trabalho da Kanindé são os Diagnósticos de terras indígenas e planos de gestão.

Dois trabalhos estão em andamento: o diagnóstico da Terra Indígena Jiahui e da Terra indígena Zoró. Ambos os trabalhos são dirigidos por Israel Vale begin_of_the_skype_highlighting     end_of_the_skype_highlighting, atual coordenador geral da Kanindé. Para que as pessoas conheçam esses e outros trabalhos desenvolvidos pela organização a Kanindé preparou uma programação especial para comemorar seus 18 anos. A programação começa no dia 16 e vai até o dia 22 e conta com exposição fotográfica, mostra de vídeos, palestras. Toda a população está convidada a conferir o trabalho da entidade através de vídeos e fotografias.
 
Na programação de encerramento no Teatro Banzeiros, dia 22, serão apresentados os principais projetos da Kanindé, além de uma palestra sobre etnodesenvolvimento com Almir Suruí, o líder geral do povo Paiter Suruí recém eleito no parlamento da etnia que começou a ser criado nos últimos dias 11 e 12 de novembro em Cacoal. Almir irá falar sobre o projeto Carbono Suruí em andamento há mais de 10 anos. Complementam a programação o Lançamento do livro Metodologia do diagnóstico participativo criado pela Kanindé e desenvolvido junto a várias etnias. Para encerrar indígenas irão fazer uma apresentação cultural.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS