17 milhões de brasileiros sofrem de hipertensão arterial sistêmica - doença conhecida popularmente como pressão alta – é a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística – IBGE, o que representa 35% da população acima de 40 anos. Um tema recorrente em consultórios médicos, e que inspira atenções específicas dos pacientes com a doença, ou com aquelas que levam ao aparecimento dela.
Os cuidados são diversos e para muitas pessoas considerados difíceis de cumprir, como ter o hábito de fazer caminhadas, diminuir ou abandonar o consumo de bebidas alcoólicas, não se estressar com problemas do dia a dia, manter o peso e a alimentação saudáveis e usar pouco sal na comida.
Mas, para os médicos, a prevenção ainda é o melhor remédio, e focado nela, médicos de toda região estão convidados para o 2º Simpósio de Hipertensão Arterial Sistêmica que acontece nos dias 22 e 23 de outubro em Porto Velho (RO), que vai abordar a hipertensão sobre os mais diversos aspectos: em crianças, idosos, gestantes, pessoas que sofrem do coração, de doenças renais, endócrinas e associadas.
O encontro científico é focado para estudantes e profissionais de todas as especialidades da clínica médica, pois como explica o organizador e presidente do evento, Dr. João Gemelli, “a hipertensão é uma doença muito prevalente na sociedade, e com a participação dos profissionais da saúde em reciclagens, o médico consegue levar ao paciente o conhecimento mais atualizado sobre o assunto, tornando-se assim, um multiplicador da informação”.
Ele destaca ainda a participação do Dr. Eduardo Barbosa, que esteve presente no Congresso Europeu de Cardiologistas em setembro de 2010, onde mais de 30 mil médicos, de todo o mundo, estiveram discutindo a hipertensão. No simpósio, o médico vai apresentar resumos dos melhores trabalhos sobre o que mudou em termos de visão a respeito do tema.
Ao todo são 18 palestrantes médicos durante as 20 horas de encontro, sendo dez de Rondônia e oito de outros Estados, quatro deles pertencentes ao departamento de hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia, “atuais detentores da melhor informação sobre hipertensão”, como esclarece o Dr. Gemelli.
Dr. Luiz Quaglia, de Brasília – DF, é exemplo de um desses convidados que vai proferir as palestras “Estudo não invasivo do paciente com fatores de risco cardiovasculares” e “Exames complementares das artérias renais e adrenal”. O Núcleo Daia de Medicina Diagnóstica, um dos colaboradores do evento, está patrocinando a vinda do médico, com o foco de trazer para o Estado a chance de maior participação em temas relevantes para o cenário da medicina diagnóstica.
Para o Dr. Gemelli o apoio de médicos e instituições no evento é um fator que faz a diferença para o profissional da saúde e pacientes do Estado, pois “as pessoas que compram essa idéia estão trabalhando para a formação da saúde”.
As inscrições para o 2º Simpósio de Hipertensão Arterial Sistêmica estão abertas até o dia 22 de outubro, ao meio dia e podem ser feitas pelo telefone 3224 2626. As palestras acontecerão no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, endereço Rua Paulo Leal, 1300.