Queimadas em Porto Velho coloca em risco saúde e segurança da população, previsão é de que não haverá chuva nos próximos dias – Vídeo

O monóxido de carbono e um gás extremamente tóxico, capaz de trazer danos extremos a saúde do homem. A fumaça que cobre Porto Velho está cheia desse gás, transformando nosso ar em um dos mais poluídos do Brasil...

Queimadas em Porto Velho coloca em risco saúde e segurança da população, previsão é de que não haverá chuva nos próximos dias  – Vídeo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Porto Velho, capital considerada por muitos como o “Portal de entrada do paraíso amazônico”, cidade que passa pelo maior crescimento do país, agricultura avançando a passos largos, pastos de gados a sumir dos olhos, tudo isso seria incrivelmente perfeito se não fosse por um motivo especifico, a natureza tem seus mistérios, e assim como um “Conde de Montecristo” se volta para vingar-se daqueles que o agrediram.
 
Na ultima década o estado de Rondônia foi um dos pontos da Amazônia que mais apresentou índices de desmatamento, queimadas e derrubadas ilegais de madeira propiciaram uma devastação que impressionou todo o planeta. Hoje a terra passa por uma transformação climática e ambiental, e Porto Velho sofre as conseqüências.
 
Fumaça
 
A fumaça na capital de Rondônia está se tornando um problema que poderá levar a Porto Velho a um estado de calamidade publica, a situação é incomum e principalmente perigosa. Agricultores e criadores de gado aproveitam-se dessa época do ano para renovar pasto ou a terra, e sem o mínimo critério queimam seus terrenos. O setor urbano da capital que cada vez mais está se fundindo com a área rural vem recebendo todo o monóxido de carbono possível.
 
As principais rodovias que ligam Porto Velho aos municípios estão encobertas por uma neblina de fumaça misturada com o céu cinzento, deixam não só as estradas, mas também o espaço aéreo de interditados. Apenas nessa manhã mais três vôos foram interditados e vários usuários da aviação civil tiveram que esperar no aeroporto internacional Jorge Teixeira por mais de uma hora para poder seguir viajem.
 
Combate
 
A SEDAM (Secretaria do Estado do Desenvolvimento Ambiental) é o departamento responsável pelas fiscalizações e aplicação dos auto de infrações e responsáveis por praticar queimadas.
Porém essa é uma missão inglória, haja vista que fica quase impossível monitorar e aplicar a lei dentro de uma área com dimensões federativas como o território amazônico de Rondônia, principalmente quando a consciência ambiental da maioria das pessoas que praticam o ato da queimada não existe.
 
De acordo com a Coordenadora do Projeto Educação Ambiental nas Escolas e Coordenadora
Pedagógica da Sala Verde, Viviane dos Santos Casavechia, é importante um trabalho de conscientização com a comunidade.
 
“Nos estamos trabalhando com a sensibilização e mobilização da comunidade, fazendo com que a sociedade sensibilize-se para que use o bom senso e evite a queima”, afirmou Viviane Casavechia.
 
Saúde
 
O monóxido de carbono e um gás extremamente tóxico, capaz de trazer danos extremos a saúde do homem. A fumaça que cobre Porto Velho está cheia desse gás, transformando nosso ar em um dos mais poluídos do Brasil.
 
Crianças e idosos são os que mais sofrem com essa poluição, pois essa fumaça compromete todo o sistema respiratório. As policlínicas e pronto-socorros de toda a capital tiveram um aumento significativo no atendimento de urgência dessas pessoas.
 
A previsão
 
Segundo o metereologista da SEDAM, Marcelo Damas, um dos principais motivos para esse aumento absurdo de queimadas em Rondônia está acoplado à falta de chuva e umidade excessiva do ar.
 
“As condições climáticas estão favoráveis para esse alastramento de queimadas, existem áreas em Rondônia que apresentam até 60 dias sem chuva, e as nossas previsões mostram que esse clima não irá mudar muito nos próximos 10 dias”, afirmou Marcelo Damas.
 
A questão que precisa ficar evidente é que as queimadas chegando tão perto da área urbana dessa forma é um grito de socorro por parte da florestas rondonienses que há vários anos sofrem uma violenta agressão por parte de madeireiros, agricultores e agropecuaristas. Todo um trabalho de educação ambiental e reflorestamento precisa ser realizado desde a base escolar, pois da forma como está as perspectivas futuras são assustadoras, a cada ano essa fumaça irá se intensificar e quando não houver mais floresta para queimar não será apenas a fumaça que irá chegar na área urbana e sim o fogo.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS