Prefeitura garante métodos contraceptivos para Planejamento Familiar

Prefeitura garante métodos contraceptivos para Planejamento Familiar

Prefeitura garante métodos contraceptivos para Planejamento Familiar

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Prefeitura de Porto Velho oferece para as mulheres e homens várias opções para  fazer o planejamento familiar, mais conhecido por controle de natalidade. Para isto, mantém duas opções constantes, uma está disponível nas unidades de saúde, onde a população tem à disposição, anticoncepcionais hormonais em pílula e injetável e os preservativos de barreira (camisinha) masculino e feminino. A outra é na Maternidade Municipal Mãe Esperança (MMME), que realiza a inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU), e faz laqueadura e vasectomia.
 
No mês de março deste ano, o Prefeito Roberto Sobrinho reforçou estes serviços lançando o Programa de Planejamento Reprodutivo, o programa tem como finalidade reforçar o atendimento do planejamento familiar. "São passos largos e seguros que estamos dando para garantir a dignidade às mulheres e aos homens de Porto Velho. A saúde da família é uma preocupação constante nossa e avançamos muito neste objetivo e temos mais ações e projetos em andamento para ampliar estes resultados", destacou o prefeito.
 
Atendimentos
 
Na Maternidade Municipal de junho de 2006 à junho deste ano, foram realizadas 18.420 atendimentos de Planejamento Familiar, colocados 2.562 Dispositivos Intrauterinos (DIU) e foram feitas 882 vasectomias e 2.153 laqueaduras. Para a diretora da Maternidade Mãe Esperança, Dra. Ida Perea, estes são números importantes pelos resultados que trazem para as famílias através do equilíbrio da escolha em ter, quantos ter e em que momento ter um filho. “É necessário evitar a gravidez indesejada, eu costumo dizer que filho querido é o filho planejado e nosso papel e conscientizar as mulheres e os homens sobre essa responsabilidade, que não é só da esposa ou da companheira e sim do casal”, enfatizou.
 
lda Perea também abordou sobre a gravidez na adolescência, que segundo os últimos dados registrados na Maternidade, os partos de adolescentes voltaram a subir, “esta é uma luta constante que precisa também do apoio da família da adolescente. Os partos de adolescentes realmente subiram para cerca de 30%, não temos uma noção exata do motivo deste aumento, tudo acontece muito rápido, mas acreditamos que está relacionado com o aumento da população flutuante em nosso município devido às obras das usinas, mas ainda estamos tentando descobrir o que realmente está acontecendo”, salientou Ida Perea.
 
Comparando os partos de adolescentes realizados na Maternidade desde o seu primeiro ano de funcionamento, é possível perceber a flutuação desta ocorrência. No primeiro ano foram 33% de partos, na penúltima avaliação caiu para 25% e agora são 30%, a meta é chegar próximo de 16 %. A sugestão da diretora da Maternidade é que as adolescentes e os seus familiares procurem os serviços de saúde municipal, façam as consultas, se informem e adotem os métodos contraceptivos que cada caso requer.
 
Nas Unidades de Saúde do município houve um aumento significativo da procura deste serviço por parte da população, e de acordo com dados da Semusa, o primeiro trimestre de 2.010, superou em muito os números totais de 2.009, veja infográfico:
 
Serviços
2009
1º trimestre de 2.010
Inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU)
52
22
Anticoncepcionais Injetáveis (mensal)
567
553
Anticoncepcional Injetável (trimestral)
129
180
Anticoncepcional Oral normal
5.654
5.433
Anticoncepcional para Lactante
73
52
Anticoncepcional de Emergência(pílula do dia seguinte)
52
38
Preservativo Masculino (camisinha)
30.454
23.200
Preservativo Feminino
200
428
Encaminhamentos para Laqueadura
89
93
Encaminhamentos para Vasectomia
31
07
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS