RENASCER - Pioneiras contam história do projeto que comemora 13 anos neste fim de semana

A Renascer, Projeto Social e Esportivo, idealizado pelo vereador Saulo Moreira (PDT), realiza no próximo fim de semana, dias 12 e 13, a Festa da Renascer. O evento começa no sábado à noite com baile que será animado pela Banda Albatroz e show com Maicon,

RENASCER - Pioneiras contam história do projeto que comemora 13 anos neste fim de semana

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
A Renascer, Projeto Social e Esportivo, idealizado pelo vereador Saulo Moreira (PDT), realiza no próximo fim de semana, dias 12 e 13, a Festa da Renascer. O evento começa no sábado à noite com baile que será animado pela Banda Albatroz e show com Maicon, Menino de Rua. No domingo, a festa continua com torneio de futebol, sorteio de duas motos e um delicioso costelão.
A entidade completa 13 anos trazendo em sua bagagem, uma história de lutas e conquistas acompanhada por pessoas como Ângela Maria Oliveira, a Nina, que trabalha no projeto desde que ele começou a dar seus primeiros passos. “Chegue aqui isso tudo era só chão, uma poeira danada, e neste ‘terrenão’ tinha algumas salas de aulas ali no cantinho”, conta.
Crescimento
Hoje Nina pratica caminhadas mais longas dentro do projeto, pois vive uma realidade bem diferente na Renascer, que nestes 13 anos, recebeu uma nova área administrativa; ampliou as salas de aula para Educação Infantil; ganhou mais espaço para futebol de campo, areia e suíço; arquibancadas; e construiu um barracão para eventos.
Neste intervalo de tempo, a Renascer também atraiu parcerias como os projetos: Burareiro, que é desenvolvido com a Prefeitura e oferece educação integral, capoeira e outras atividades esportivas para crianças carentes; e o Sopão, que além de oferecer o alimento, acompanha peso e crescimento dos pequenos através do apoio dado pelo Curso de Nutrição do Colégio Pré Universitário. E com o Sopão e outras atividades, o Projeto Renascer também cresce! Questionada se ela o imaginava como é agora, Nina responde com olhos brilhantes e sorriso encantador: “Sabia chegaria longe e vai mais ainda, mas não tão rápido”.
Um amigo
E agora, Nina e outros pioneiros da Renascer vivem ainda outro grande momento: a entidade está construindo o Centro de Saúde do projeto. Mas ninguém como Nina para saber quantas lutas foram necessárias para que a entidade chegasse onde está. Uma história de conquistas que ela sabe como resumir de forma simples e honesta. “Tudo isso, se deve a garra do Saulo. Para mim ele é um guerreiro. Se todos fizessem o que ele faz, já pensou como seria Ariquemes? Mesmo quando ele ainda não era vereador, sempre trabalhou em favor das pessoas carentes com muita dedicação”, diz Nina, que também tem sua história de lutas vivida nestes anos de trabalho na Renascer: ficou viúva com dois filhos para cuidar sozinha, e segundo ela, recebeu apoio incondicional do fundador do projeto. “A Renascer é minha segunda casa, e o Saulo para mim, não é um patrão, é um amigo, que vou ter para sempre guardado no meu coração”, resume.
A cozinheira Edinita de Souza, que chegou a Renascer junto com Nina e tem uma história parecida com a dela, complementa. “Para mim, Saulo não tem defeito, é uma pessoa muito boa e que só faz o bem para muitas pessoas”. 
Nina, a funcionária “bombril” da Renascer lembra que Edinita ficou viúva logo que começou a trabalhar no projeto e como ela, recebeu apoio que precisava. E não é à toa que Nina leva esse apelido. É ela que ajuda a receber as crianças no portão, na cozinha, na limpeza, a monitorar os alunos em sala, a organizar a merenda ... e com um detalhe: tudo feito um carinho explícito. “Quando as crianças saem de férias ou mudam de escola porque já atingiram uma idade maior, eu choro”, revela Nina com simplicidade e sinceridade vinda de um coração que conhece cada batalha enfrentada para manter a Renascer e que certamente ainda vai vê-la crescer cada vez mais.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS