“Justiça do Trabalho Vai à Empresa” reúne empresários em Porto Velho

“Justiça do Trabalho Vai à Empresa” reúne empresários em Porto Velho

“Justiça do Trabalho Vai à Empresa” reúne empresários em Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Mais de 30 empresários de Porto Velho participaram das conversações com o juiz federal do trabalho Domingos Sávio dos Santos, titular da 7ª VT , sobre direitos e deveres trabalhistas durante a ação “Justiça do Trabalho Vai à Empresa”.
 
As atividades foram realizadas quarta-feira (19) , às 11 horas, no auditório da Distribuidora Coimbra, quando o juiz ressaltou os deveres das empresas para com seus trabalhadores, principalmente quanto à observância do tempo de vínculo empregatício. De acordo com o magistrado, para que o empregado desempenhe suas funções satisfatoriamente são necessárias a valorização do trabalhador enquanto seu colaborador, oferecendo condições adequadas de trabalho.
 
Os empresários foram esclarecidos sobre a obrigatoriedade da assinatura na carteira de trabalho, a partir do primeiro dia do vínculo e que deve cumprir as exigências do contrato de trabalho. Devem ser respeitadas, ainda, as datas estabelecidas por Lei no vínculo empregatício. O pagamento do salário até o quinto dia útil do mês subsequente ao trabalhado é outra obrigação do empregador, bem como o respeito ao repouso semanal de um dia, de preferência aos domingos; e licença paternidade de cinco dias corridos, contados da data de nascimento do filho.
 
Em seguida, os participantes tiraram dúvidas com o juiz, quando o empresário Luciano Oliveira Borges, da JCB Tratores, disse ter sido importante a presença do magistrado na rodada de conversações. “Essa iniciativa da Justiça do Trabalho ir ao encontro dos empresários, orientando sobre direitos e deveres, vem beneficiar tanto o empregador como o empregado”, frisou Borges.
 
O diretor da Distribuidora Coimbra, Sidney Roberto Franco, afirmou que é a primeira vez que um juiz se reúne com empresários e que a presença foi muito importante, pois tratou de temas esclarecedores a respeito da legislação do trabalho. “Ações como essa têm que acontecer mais vezes, porque o tempo utilizado hoje aqui foi curto, e a classe empresarial tem muitas dúvidas para serem esclarecidas”, disse Franco.
 
Segundo o juiz Domingos Sávio, a ação foi bastante proveitosa, onde puderam ser “dirimidas” as dúvidas, bem como mostrar que a função da Justiça do Trabalho não é apenas de julgar, mas de levar conhecimento à sociedade.
 
A ação Justiça do Trabalho Vai à Empresa, faz parte do Projeto Socioambiental de acordo com o planejamento estratégico da instituição, obedecendo um calendário anual de ações.
 
Participaram das atividades os servidores da 7ª VT, Magna Regina Alves Pereira e Eduardo José Ferreira Muniz.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS