Painel Político – (Segundo voto é o alvo dos que disputam o Senado. Os encontros do fim de semana) - Alan Alex

Segundo voto é o alvo dos que disputam o Senado. Os encontros do fim de semana

Painel Político – (Segundo voto é o alvo dos que disputam o Senado. Os encontros do fim de semana) - Alan Alex

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Mudança

No dia 12 de maio de 2009, há exatamente 1 ano e 5 dias, ia ao ar aqui pelo Rondoniaovivo.com a primeira coluna Painel Político. Era um projeto pessoal, que foi colocado em prática graças ao apoio incondicional de Paulo Andreoli, jornalista e amigo, que acreditou na ideia e sempre apoiou a coluna. Durante esse período, foram inúmeras notas com denúncias, elogios, críticas, opiniões, enfim, abordando praticamente todos os temas que fazem ou fizeram parte do cotidiano do Estado. E agora estamos finalizando esse ciclo.

Informando


Antes que comecem as especulações sobre a mudança de endereço da coluna Painel Político, quero deixar claro que não houve qualquer tipo de atrito ou problema com Andreoli ou qualquer outro profissional do Rondoniaovivo. A decisão de troca se deu por uma questão comercial. Continuo amigo do Paulo e parceiro para qualquer situação. Sou muito grato a ele por ter oportunizado a concretização do projeto Painel Político e também por ter sido o amigo que é. Só fala mal de Paulo Andreoli quem não o conhece. O italiano tem um coração do tamanho do  mundo. Portanto, não brigamos nem discutimos. Essa mudança vinha sendo conversada entre nós há algum tempo.

Por isso

A partir desta terça-feira estarei oficialmente trabalhando com o jornalista Rubens Coutinho, seguindo por outra estrada, graças a generosidade e compreensão de Andreoli e a oferta do Rubinho. E vamos tocando o barco.

Otimismo


A avaliação dos pré-candidatos Expedito Júnior e Agnaldo Muniz é que o encontro de sábado realizado pelo PSDB foi extremamente positivo para ambos. Cerca de 8 mil pessoas estiveram presentes ao Centro de Convenções da Igreja Assembleia de Deus em Porto Velho acompanhando o lançamento oficial das pré-candidaturas ao Senado e Governo, além dos pré-candidatos a deputado estadual e federal. Eles estão otimistas e após o evento, o cenário para o senado começa a mudar.

No páreo

Agnaldo que antes era considerado uma espécie de “azarão” vem conquistando importantes apoios e seu nome vem crescendo exponencialmente. Agnaldo tomou gosto pela coisa e disse que nas urnas vai surpreender.

Outro grupo


No sábado também aconteceu o encontro da chamada “Frente Progressista”, encabeçada pelo pré-candidato ao Senado Ivo Cassol. O evento foi na Quéops e reuniu cerca 3 mil pessoas. Carlinhos Camurça, pré-candidato a deputado estadual, fez seu barulho como sempre e chegou a roubar as atenções.

Priorizando

Já o PT se reuniu no colégio Mojuca, também no sábado pela manhã e oficializou a pré-candidatura de Eduardo Valverde ao governo. A companheirada priorizou em todos os estados a eleição de senadores. A ideia é dar governabilidade a Dilma caso ela ganhe ou atrapalhar a vida de Serra, se ele for vencedor. Por isso colocou seus nomes principais na disputa ao Senado e aqui em Rondônia o melhor nome do PT é o de Fátima. Quanto ao segundo voto...

Problema

Os partidos estão com dois problemas a serem enfrentados nestas eleições. Para governo falta definir o nome dos vices. Quem tem nome bom, resolveu disputar outros cargos porque sabe que tem chances reais de se eleger. Sobram os figurantes ou os que estão complicados com a Justiça e em ano que se discute “ficha limpa” ninguém quer se prejudicar com alguma surpresa. Para o Senado a situação é a mesma. Faltam as dobradinhas.

Complicando

Isso acontece porque cada um dos grupos tem nomes com chances reais de vencer, mas faltam vagas. A grosso modo temos duas vagas para quatro candidatos com nomes de peso, Valdir Raupp, Fátima Cleide, Ivo Cassol e Agnaldo Muniz. E a exceção de Cassol, que lançou Tiziu como seu “parceiro”, é cada um por si. Mas todos de olho no segundo voto. Por isso o clima anda ameno entre eles. Ninguém quer atacar para não perder o simpatizante do adversário.

Interno?

Um panfleto em papel couché, com uma tiragem de 10 mil exemplares direcionado a “consumo interno” do PT circulou pelo Mercado Municipal neste fim de semana. Com manchetes do tipo “Dilma vai moer Serra” e outras, o tal panfleto podia ser encontrado em todos os cantos. Curiosamente diz ser direcionado apenas a militância.

Companheirada


A turma da estrelinha comemorou muito o crescimento de Dilma nas pesquisas que foram divulgadas nos últimos dias. Mas convenhamos, o PT está em campanha aberta desde o ano passado. Se Dilma não aumentasse nas pesquisas, a situação seria caótica. O PT vem atropelando a legislação eleitoral abertamente e isso é o maior exemplo de desrespeito que já se viu em uma campanha. Com essa atitude, fica complicado para o TSE e os TREs estarem julgando propaganda antecipada.

Falando nisso

O Tribunal Regional Eleitoral manteve a condenação por propaganda eleitoral antecipada ao pré-candidato a deputado estadual Josias Custódio da Silva. Ele concedeu entrevista no dia 9 de dezembro de 2009 ao programa Pinga Fogo, da rádio Comunitária Rolim FM, em Rolim de Moura.  Na denúncia encaminhada pelo Ministério Público Eleitoral ao juiz auxiliar da propaganda, consta que durante a entrevista ele fez propaganda eleitoral antecipada, relatando ser um pretenso candidato a deputado estadual nas eleições de 2010, além de enaltecer todas as suas funções como político.  O valor fixado para multa por propaganda eleitoral antecipada foi de 10 mil reais, em razão do tempo de exposição e o veículo utilizado.

Andanças

Valdir Raupp deve se licenciar do Senado nos próximos dias para dar um gás em sua campanha. O senador peemedebista foi alertado por lideranças regionais que sua presença no Estado tem que ser em tempo integral para dar conta de visitar eleitores e cumprir agenda. Apesar de ter estado em diversos municípios neste fim de semana, ele percebeu que precisa se dedicar mais. O suplente de Raupp é o ex-prefeito de Porto Velho Tomás Correia.

Esforçando

Quem também está tentando alinhar a agenda de Brasília com a de Rondônia é Fátima Cleide. A senadora petista vem marcando uma série de eventos no interior.

Em Brasília

Expedito Júnior segue para Brasília nesta terça-feira para acompanhar a votação da regulamentação da transposição. Ele foi “intimado” pelos sindicalistas a ajudar no processo, porque a coisa quase desandou na semana passada.

Na Pérola

O presidente da Câmara Municipal de Guajará Mirim, Célio Tagino estava nesta segunda-feira em Porto Velho acompanhado de outros seis vereadores. Em conversa informal, ele me disse que a relação do legislativo com o prefeito Atalíbio Pegorini está insustentável. O chefe do executivo municipal não tem, segundo Célio, iniciativa para resolver os problemas da cidade, que se acumulam. O vereador disse que se não for possível um diálogo com Atalíbio, a Câmara vai abrir uma CPI com objetivo de cassar o mandato do prefeito, que foi eleito com o apoio de Miguel Sena e Ivo Cassol.

Curiosamente

O prefeito de Guajará Mirim estava em Porto Velho desde a última sexta-feira.

Ainda Guajará

Um jornal publicou a relação de valores de diárias recebidas pelos vereadores ano passado. Foi o assunto da cidade.

Balanço

Ao longo de 2009, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aplicou R$ 88,5 milhões em multas, e recolheu R$ 65,5 milhões. A maior parte desse valor (55%) foi motivada por descumprimento aos planos gerais de metas de qualidade dos serviços de telefonia fixa, de telefonia móvel e de TV por assinatura e ao Plano Geral de Metas para a Universalização.

Aérea

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou a concessão para a Noar Linhas Aéreas, que poderá explorar por 10 anos o serviço de transporte aéreo público regular de passageiro, carga e mala postal. A decisão foi publicada na sexta-feira, (14), no Diário Oficial da União (DOU).

Câncer

A influência de substâncias químicas presentes na comida, na água e no ar no desenvolvimento de câncer é subestimada e, embora seja possível preveni-la, pouco tem sido feito a respeito. O alerta está em um relatório divulgado na semana passada nos EUA. De acordo com especialistas ouvidos pelo Estado, a situação no Brasil pode ser ainda pior. O documento aponta como causa leis fracas, autoridade fragmentada em agências reguladoras e falta de investimento em pesquisa. Culpa ainda o conceito de que os produtos químicos são seguros, a menos que fortes evidências provem o contrário.

Contatos


9907-0701 ou alan.alex@gmail.com. Essas são as formas de contatar a coluna.

Na TV


O programa Painel Político é exibido de segunda a sexta-feira a partir do meio-dia com reprises às 7 horas, pelo Canal 38 – RBRTV.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS