O Projeto Semeando Sustentabilidade, executado pelo Centro de Estudos Rioterra e patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras ambiental, envolve professores de Itapuã D´Oeste no processo de construção do projeto de políticas pedagógicas para o Viveiro Municipal. O objetivo é tornar o ambiente em um viveiro educador para estimular os estudantes para práticas ambientais. O tema foi discutido durante a oficina realizada no último dia 14 de abril.
De acordo com a bióloga, Alessandra da Silva Martins, o projeto político pedagógico envolve os professores como multiplicadores da educação ambiental. Para isso, será criando um ambiente propício no Viveiro Municipal para que os educadores possam levar estudantes.
Durante as visitas os estudantes receberão informações sobre a importância da preservação ambiental e do uso sustentável dos recursos naturais renováveis. Material didático está sendo produzido para distribuição aos visitantes. Serão realizadas também atividades demonstrativas de manejo e cultivo de mudas.
O projeto Semeando Sustentabilidade está ampliando a capacidade de produção de mudas no viveiro de Itapuã D´Oeste. No primeiro trimestre a produção triplicou, chegando a média de 67 mil mudas produzidas. As plantas serão utilizadas para o experimento na recuperação de matas ciliares na bacia do entorno da Floresta Nacional do Jamari. O objetivo do projeto é contribuir com o seqüestro do gás carbônico da atmosfera.