Dentro dos próximos dias, a Cooapa (Cooperativa Apícola Portal da Amazônia) estará explorando novo nicho de mercado entre os consumidores de mel em Rondônia. A informação é do presidente da entidade, Aldir Lauri Gerlach, depois de receber R$ 20 mil resultante de emenda parlamentar aprovada pela Assembléia Legislativa para aquisição de uma máquina para envasadora de mel em sachê.
O equipamento representa um ganho importante para a cooperativa, que comercializa a quase totalidade de sua produção em bisnagas, que dificilmente caem no gosto das crianças, inclusive as que estudam, pois o mel aparece como importante complemento alimentar na merenda escolar adotada por algumas prefeituras.
Segundo a cooperativa, os recursos para a aquisição da máquina de envasamento de mel de abelhas em saches são resultado de emenda parlamentar de autoria do deputado Luiz Cláudio (PTN) e já autorizado pelo governo estadual através da Secretaria de Agricultura de Rondônia.
Com o novo equipamento, a Cooapa, que reúne 29 cooperados em três municípios do sul de Rondônia – Vilhena, Colorado do Oeste e Cerejeiras – e que, juntos, têm uma produção anual de 80 toneladas do produto, uma das maiores da região Norte. Em 2009, a entidade forneceu mil quilos de mel em bisnagas à construtora Camargo Corrêa, uma das empreiteiras que constroem as hidrelétricas do rio Madeira, na região de Porto Velho.
“Temos uma boa produção, excelente qualidade tanto do mel como dos derivados, mas praticamente inexiste disponível, no Estado, nessa modalidade, vinda de outras regiões do país”, reforça Gerlach. “Com esse novo equipamento, os apicultores certamente terão condições de comercializar muito mais o mel, bem como oferecer aos consumidores alternativas de consumo mais acessível”, reforça o gerente regional do Sebrae em Vilhena, Rangel Vieira de Miranda.