Incra e Emater garantem assessoria para Projetos de Assentamento

Incra e Emater garantem assessoria para Projetos de Assentamento

Incra e Emater garantem assessoria para Projetos de Assentamento

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), contratou, neste início de ano, 93 profissionais das áreas de ciências agrária, humana, social e ambiental, para atuarem nos Projetos de Assentamento (P.As) dos municípios que integram o Território da Cidadania.
 
Através de um contrato firmado com o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Emater prestará o serviço de assessoria técnica, social e ambiental (ates) e coordenará a elaboração de um plano de desenvolvimento (PDA) e plano de recuperação dos Assentamentos (PRA).
Os profissionais contratados serão divididos em 16 equipes para atenderem às necessidades de 7980 famílias em 35 Projetos de Assentamento em Machadinho do Oeste, Nova Mamoré, Pimenta Bueno e Porto Velho.
 
O extensionista José Alípio Façanha Faya, licenciado em ciências agrárias com especialização em gestão ambiental; inovação tecnológica; e políticas públicas e direitos ambientais, foi designado pela Emater para assumir a gerência estadual do Programa de Ates. Ele conta que cada município será coordenado por um gerente regional.
Os P.As de Porto Velho ficarão sob responsabilidade de Renata Rosa, em Machadinho do Oeste, Josimar Moreira Barros e os municípios de Pimenta Bueno e Nova Mamoré serão gerenciados por José Vildomar Paulino, todos do quadro de empregados da Emater.
 
Para dar início às atividades em campo os parceiros Governo Federal/Ministério do Desenvolvimento Agrário/Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário (MDA/DFDA) /Incra, o Governo do Estado de Rondônia/Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri) e a Emater reuniram os 93 contratado em um “Encontro de Nivelamento sobre o Programa de Ates”, com o objetivo de apresentar o programa e as ações a serem desenvolvidas nos P.As. Já, em 18 de janeiro, esses profissionais estarão em campo, atuando diretamente com as comunidades. “Esse primeiro contato com a comunidade será assessorado pelos gerentes dos escritórios da Emater nos municípios correspondentes”, diz Façanha.
 
Para o secretário executivo da Emater, Sorrival de Lima, os novos profissionais estão tendo uma excelente oportunidade de engrandecer seus currículos, trabalhando nos Projetos de Assentamento e diz que “o desafio é grande, mas a missão é nobre”.
Vânia Maramaldo, chefe de Divisão de Desenvolvimento de Projetos de Assentamento, do Incra diz que a expectativa é que cada um possa angarias experiências muito importantes para sua vida profissional e, se todos, Emater e Incra, tiverem a disciplina necessária para o cumprimento das normas estabelecidas no contrato, todos sairão ganhando, principalmente os assentados.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS