O apagão e a pergunta: para quer serve o batalhão de trânsito da PM?)
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Pergunta do dia
Para que serve o batalhão de trânsito da Polícia Militar que fica sediado em Porto Velho? Durante o apagão que durou cerca de 5 horas, o trânsito estava caótico, os motoristas se viravam como podiam e não tinha um guarda sequer nas ruas. Um cenário surrealista. Para completar, nenhuma autoridade estava no município para tentar amenizar os problemas.
No escuro
Ministério das Minas e Energia e Eletronorte não tinham a menor idéia do que estava acontecendo. Por volta das 11 horas (horário local) eles ainda não sabiam que Rondônia e Acre estavam no escuro. Também não sabem a causa. A assessoria de imprensa de Minas e Energia informou que “apenas a região do Cone Sul do Estado” não sofreu com o apagão. Sobre o Acre, eles disseram desconhecer a situação.
Abandonados
Rondônia e Acre estão completamente abandonados a própria sorte no que diz respeito a imprensa e as autoridades nacionais. Apenas o portal br/msn.com informava sobre o apagão em Rondônia e Acre. Os demais veículos ignoravam completamente o ocorrido. Nem mesmo a Rede Globo, que tem afiliadas nos dois estados deu a notícia.
Planejamento
O apagão desta sexta-feira mostrou a fragilidade dos serviços na Capital. A fotal falta de organização e planejamento por parte dos órgão que deveriam agir em casos como os ocorridos hoje. A população ficou a mercê da própria sorte.
Desinformação
O mais interessante na situação ocorrida nesta sexta, foi o total desencontro de informações. Até mesmo um acidente envolvendo um trator com um poste foi apontado como a causa do apagão. O Serviço de Atendimento Médico de Urgência- SAMU, informou que não foi registrado nenhum acidente durante o apagão. Já o Centro Integrado de Operações Policiais – CIOP, informou que foram vários. Pelo visto deu apagão até na cabeça dos funcionários desses órgãos. Ou então estão omitindo informações.
Exemplo
Mudando de assunto, entrou em vigor na cidade do Rio de Janeiro uma lei municipal que prevê pagamento de multa de até R$ 3 mil para proprietário de imóvel que for flagrado com foco do mosquito da dengue. Esse valor pode dobrar em caso de reincidência. A idéia é muito boa. Mas os vereadores da Capital só pensam em moção de aplauso e pedido de providências. Leis úteis, nada.
Nada a declarar
O prefeito de Porto Velho detesta conceder entrevistas ao vivo, onde a população pode perguntar. A assessora dele, Nara Vargas parece que esqueceu desse detalhe e marcou uma entrevista na Rádio Kaiary sem avisar quem seria o entrevistador e que os microfones estariam abertos para a população. Quando ele chegou lá, ficou furioso e foi embora, deixando o entrevistador sem saber o que fazer. Nara só não foi demitida porque anda muito “amiguinha” da chefe de gabinete Mirian Saldaña.
Falando nisso
A assessoria deimprensa da prefeitura sofreu mais uma baixa, dessa vez foi a jornalista Emília Araújo, que pediu as contas. Ela já havia sido demitida anteriormente sob a acusação de me passar informações. Descobriram depois que não foi ela e a reintegraram. Agora ela pediu para sair. Pelo andar da carruagem, vai ficar apenas Nara Vargas na assessoria.
A lista
Positivo
Rondonia Racing – Apesar de ficar fora no terceiro dia do Rally Dacar, o time rondoniense fez bonito e foi desclassificado por um mero detalhe. Experiência para o próximo ano.
Expedito Júnior – Mesmo no período de festas, seguiu com palestras sobre a transposição em diversos municípios.
Confúcio Moura – O prefeito de Ariquemes conseguiu fazer decolar sua candidatura ao governo.
Negativo
Sistema elétrico RO/AC – depois do apagão desta sexta, nem precisamos comentar.
Roberto Sobrinho – Ele não aprende. Viajou a passeio para Fortaleza (CE), ainda levou junto o presidente da Câmara e deixou a Capital sem comando já que sabia das férias do vice-prefeito.
Polícia Militar – Em pleno apagão, o Batalhão de Trânsito fez de conta que nada estava acontecendo. As ruas ficaram perigosas e tragédias não ocorreram por pura sorte.
Imigrantes
Dos 43 mil estrangeiros que regularizaram a situação no Brasil entre os dias 2 de julho e 30 de dezembro, cerca de 17 mil eram bolivianos. Desses, 16,3 mil viviam no estado de São Paulo, boa parte em situação subumana, aceitando trabalhar em lugares insalubres, com medo da deportação. Além dos bolivianos, 5,5 mil chineses, 4,6 mil peruanos, 1,1 mil coreanos e 2,4 mil europeus obtiveram anistia. O balanço foi divulgado no dia 6 pelo ministro interino da Justiça, Luís Paulo Barreto
Traição masculina
Por que os homens traem? Esta foi a pergunta que o terapeuta de casal americano Gary Neuman passou um ano tentando responder. O resultado virou o livro "The Truth About Cheating" ("A verdade sobre a traição", em inglês), recém-lançado nos Estados Unidos. Nele, o especialista traz respostas de um levantamento feito com 200 homens, além da revisão de diversos estudos sobre o tema. A principal descoberta de Neuman é que a maior motivação para pular a cerca não é o sexo, mas a necessidade de intimidade. Cerca de 48% dos participantes afirmaram que traíram suas parceiras quando se sentiram pouco importante ou 'invisíveis' e apenas 8% buscaram outra parceira quando o sexo no casamento ficou ruim.
Contatos
Contatos com a coluna e com o programa Painel Político podem ser feitos através do e-mail alan.alex@gmail.com ou pelo telefone 9907-0701. Agradecemos a todos os leitores e telespectadores a audiência tanto da coluna quanto do programa, que retorna em fevereiro com entrevistas inéditas.
De férias
O programa Painel Político entrou de férias e só retorna com entrevistas inéditas em fevereiro. Porém, nesse período estaremos reprisando as entrevistas que foram ao ar em 2009. Nossa produção fez uma seleção criteriosa e vocês vão poder ver e outros rever os programas. O horário continua o mesmo, a partir das 12h30min de segunda a sexta com a edição especial de domingo, a partir das 13 horas. As reprises são sempre a partir das 7h30min, logo depois do programa Dr. Cidadão, apresentado pelo médico e deputado estadual Alexandre Brito.
Novidades
E em fevereiro, quando o programa retornar, teremos muitas novidades na telinha. Inclusive uma edição aos sábados. Portanto, fique ligado no Canal 38 – Rede Brasil Rondônia de Televisão. Você se vê lá, com toda certeza.
Nas bancas
Jornal Folha de Rondônia. O maior jornal de Rondônia e que tem a maior circulação também é parceiro do programa e da coluna Painel Político.
Twitter
O Painel Político está no Twitter (www.twitter.com/painelpolitico). Lá, as novidades diárias da coluna e do programa. Também pode deixar recados. Nossa equipe acompanha as mensagens. É mais uma forma de interação.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!