Painel Político – (O incrível descaso do setor público com sítios arqueológicos)– Alan Alex

O incrível descaso do setor público com peças pré-colombianas

Painel Político – (O incrível descaso do setor público com sítios arqueológicos)– Alan Alex

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Serra da Muralha

Civilizações pré-colombianas e aztecas teriam habitado Rondônia e agora vieram a tona provas concretas disso. Um local conhecido como “Serra da Muralha”, que abriga artefatos, ossos humanos e outras provas foram encontradas na região de Jacy, Mutum, Abunã, Guajará Mirim e se estendendo até a Bolívia. Em março de 2004, uma equipe chamada Zigurats Brasil, composta por pesquisadores e arqueólogos esteve em Rondônia onde fizeram o primeiro levantamento e descobriram inscrições e artefatos datados da era pré-colombiana (cerca de 2000 anos antes de Cristo).

Zigurats II

Em julho de 2005 a equipe Zigurats Brasil voltou à Rondônia. Estiveram com o governador Ivo Cassol e seguiram viagem para a região da Ponta do Abunã. Encontraram escrituras rupestres em cavernas, artefatos e seguiram até Cachuela Esperanza, na Bolívia. Eles queriam chegar no local conhecido como Cavernas dos Thots, mas dificuldades de acesso obrigaram o grupo a desistir.

Agora em 2009

Com a construção das usinas do Madeira, foram encontrados novos artefatos na região de Mutum Paraná e o consórcio responsável pela construção da usina de Jirau, Enersus, estaria escondendo essa informação e o que é pior, eles estariam destruindo esses artefatossem o menor cuidado. A informação foi passada por um morador da área. Ele afirmou ainda que todo o sítio arqueológico vai ser alagado quando fizerem as barragens.

Descaso

Que a prefeitura de Porto Velho não tem o menor respeito com o patrimônio histórico não é novidade, mas algo tem que ser feito e urgente. É inadimissível que ninguém exerça qualquer tipo de fiscalização sobre as ações desse prefeito e principalmente proteja o patrimônio. Em qualquer país do mundo, até na Bolívia que é uma esculhambação existe um cuidado com a história, já aqui parece terra de ninguém. O pior é que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, sabe da existência desse sítio, e já tem em seu acervo peças recolhidas no local.

Exemplos

Para se ter uma idéia, na Grécia, que também é bagunçada, quando foram construir um metrô, eles tiveram o maior cuidado em não danificar absolutamente nada. E lá deu trabalho, porque a cada metro cavado, era encontrado um sítio novo. Aqui, nós temos poucos sítios arqueológicos e esses estão desaparecendo por pura irresponsabilidade de quem administra esse esse País, o Estado, e o município. A culpa é dos três.

Exército

A equipe Zigurats contou com o apoio do Exército Brasileiro quando esteve aqui pela segunda vez. Os militares estiveram acompanhando a expedição e constataram, in loco, a existência desses sítios arqueológicos.

Silêncio

O que também é grave é o silêncio por parte do consórcio que constrói as usinas. Se houvesse um controle sério,isso jamais aconteceria. Ocorre que, aqui em Rondônia qualquer um que chegue acenando com promessas de geração de emprego, todo mundo se rende. Falta a percepção que empresas não fazem nada de graça. Se eles vieram investir aqui, é porque terão lucro. Foi assim com a construção do shopping e está sendo assim com as usinas. E se alguém chegar com uma idéia tresloucada de construir um hotel onde é a Estrada de Ferro, provavelmente vai conseguir as autorizações necessárias. É um verdadeiro absurdo o que se permite em Rondônia em nome de promessas de desenvolvimento.

Não sabe pedir

A prefeitura foi incompetente até na hora de pedir as contrapartidas sociais e ambientais. A reforma das escolas Cora Coralina e Joaquim Vicente Rondon é um bom exemplo. A primeira ganhou uma quadra cuja iluminação não pode ser utilizada, pois quando isso acontece cai a rede de energia de Jacy Paraná. Na segunda foram gastos mais de R$ 2 milhões que não se sabe como. Danificar um patrimônio histórico é crime, ainda mais quando esse patrimônio dis respeito a civilizações extintas. Os (i)responsáveis por essa lambança, se morassem no Sudão, seriam chicoteados em praça pública. E a surra seria merecida.

Sucessão

Amanhã (14) o PMDB decide quem será o candidato do partido ao Governo do Estado. Na disputa aberta estão Confúcio Moura e Sueli Aragão. O primeiro é prefeito de Ariquemes e Sueli foi prefeita em Cacoal. Boatos circulam colocando Marinha Raupp, deputada federal como possível candidata, mas de acordo coma própria, isso não passa de boato. O encontro do PMDB acontece em Ji-Paraná, no clube Vera Cruz a partir das 9 horas. Os peemedebistas esperam encerrar as prévias e definir seu candidato no mais tardar às 16 horas. Confúcio é franco favorito a vencer a disputa.

Desvios

O desvio feito pela prefeitura na BR 364 para quem antes entrava pela avenida Rio Madeira ficou um desastre. As ruas do bairro Lagoa não foram arrumadas e não tem nenhuma sinalização, indicando onde o motorista deve virar para seguir na BR. Sem contar que as ruas estão esburacadas e a lama tomou conta. Em alguns pontos é impossível trafegar. É o novo jeito de administrar.

Burrice

Esse é o adjetivo que pode ser utilizado para definir a criatura que teve um lampejo de estupidez ao colocar semáforos na Avenida Campos Sales, no trevo que segue para o Pronto Socorro João Paulo II. O trânsito engarrafou de tal forma, que os motoristas ficam achando que aconteceu um acidente. Sem contar que foi a primeira vez em minha vida que vi colocarem semáforos em rotatórias. Realmente as previsões para o trânsito na Capital não são das melhores.

Tranquilidade

O delegado Brito Júnior, titular da Furtos e Roubos de Veículos  foi o entrevistado desta sexta-feira no programa Painel Político exibido ao meio-dia e meio no Canal 38 – RBRTV. A entrevista será reprisada às 7h30min de segunda-feira. No bate papo, o delegado fala sobre a atuação de sua delegacia e faz uma revelação surpreendente: em Rondônia o roubo de veículos de quatro rodas é praticamente zero, mas em compensação os de duas rodas são furtados/roubados em média 3 por dia. Mas os índices de recuperação são de 88 por cento. Vale a pena conferir a entrevista.

Agradecimentos

Ontem a noite, nas emissoras de tevê, sindicatos agradeceram com uma nota pública o empenho do ex-senador Expedito Júnior na luta pela aprovação da PEC da Transposição.

dividindo

O PMDB teve uma péssima idéia ao marcar seu encontro amanhã (14) que é quando acontece em Guajará Mirim o evento denominado “festa dos filhos e amigos de Guajará”. A grande maioria dos políticos vai estar na pérola marcando presença, entre eles Carlinhos Camurça e Expedito Júnior. Guajará, apesar de não representar uma densidade eleitoral tão grande, é o xodó do estado.

Pena

Que essa simpatia toda pela cidade não se converta em ajudar real. Grande parte dapopulação vive em situação de pobreza, sem contar a invasão de bolivianos na periferia da cidade. Os filhos e amigos de Guajará também se reúnem por lá todos os anos mas é só para fazer festa e compras na Bolívia. Eles distribuem “meia-dúzia” de cestas-básicas por lá e acham que estão fazendo grande coisa. O encontro na verdade acontece no centro da cidade e reúne as famílias mais tradicionais, o povão mesmo passa longe dessa festança.

Na telinha

E não esqueçam. O Painel Político também está na tevê. No Canal 38 - RBRTV, de segunda a sexta-feira a partir das 12h30mine aos domingos especial com uma hora de duração com trechos das entrevistas da semana a partir do meio-dia e meio. Reprise dos programas às 7h30min da manhã.

Twitter

O Painel Político está no Twitter (www.twitter.com/painelpolitico). Lá, as novidades diárias da coluna e do programa. Também pode deixar recados. Nossa equipe acompanha as mensagens. É mais uma forma de interação.

Contatos

Contatos com a coluna e com o programa Painel Político podem ser feitos através do e-mail alan.alex@gmail.com ou pelo telefone 3229-8673. Agradecemos a todos os leitores e telespectadores a audiência tanto da coluna quanto do programa.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS