Evento marca o lançamento de Campanha Nacional pela causa
Profissionais da Enfermagem rondoniense encerram nesta quinta-feira (05) a participação no Movimento Internacional pelo Parto Normal que acontece no Jockey Club Rio de Janeiro – RJ desde o último dia 04. O evento é promovido pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e a Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (ABENFO), em parceria com o The Royal College of Midwives (RCM).
Pelo estado participam o presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (COREN-RO), Francisco Carlos Oliveira Morais, a conselheira Jussara da Silva Barcelos Ferreira, e a gerente de Enfermagem da Maternidade Municipal de Porto Velho, Alba Cristina Bezerra Hermando.
Palestras, debates, troca de experiências, estratégias de incentivo e diretrizes de Atenção ao Parto por Enfermeiras Obstétricas baseadas nas evidências científicas do RCM estão sendo conduzidos por Grupos de Trabalho, formados por convidados com notório saber na área. As discussões são baseadas no tema central “A importância da atuação do profissional de enfermagem na política pública para redução da mortalidade materna e neonatal”.
Francisco Carlos afirma que a participação dos profissionais de Rondônia, em especial a representante da Maternidade Municipal, é de grande importância para valorizar e fomentar políticas públicas nesta questão tão especial que é a maternidade. “O incentivo público para que as famílias optem pelo parto normal só vem trazer benefícios para as mães e as crianças. Além de diminuir a mortalidade, oferece mais saúde e felicidade às famílias”, destacou.
“Através do presidente do COFEN, o enfermeiro rondoniense Manoel Carlos Néri da Silva, parabenizo todos os organizadores por proporcionar esta importante discussão em prol desta grande causa”, enfatizou o presidente do COREN-RO.
Ao final do evento, acontece o Lançamento da Campanha Nacional COFEN/ABENFO pelo Parto Normal. O momento contará com a presença do Ministro da Saúde José Gomes Temporão.