O Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de São Francisco do Guaporé, efetua o recapeamento de toda a extensão da principal via da cidade, a Avenida Tancredo Neves, entre os dias 13 e 23 de outubro. As máquinas e operários do Departamento Estadual de Estradas de Rodagens (DER) executam o serviço ao longo de cerca de 6.000 metros.
Segundo o prefeito Jairo Borges Faria, “as obras estão correndo adiantadas e a Prefeitura colaborou com uma equipe de funcionários para ajudar na mão-de-obra para o recapeamento da avenida”.
Segundo o secretário Regional de Governo no Vale do Guaporé, Mauricio Pio, “esse recapeamento em São Francisco é uma solicitação conjunta do Município e da Secretaria Executiva Regional (SER). Logo após a passagem do vice-governador pela cidade, no último dia sete de outubro, foi dada a ordem para a obra”.
Tanto a SER quanto a Prefeitura Municipal dão suporte para a equipe do DER nos trabalhos em São Francisco do Guaporé. Entretanto, Pio ainda diz que, “é preciso lembrar que a parceria tem sido uma constante na atual administração do Estado de Rondônia. Aqui no Vale do Guaporé temos um conjunto de obras que tem como objetivo dar condições básicas de infra-estrutura”.
Entre os trabalhos destacados pelo secretário regional no Vale do Guaporé, estão, segundo Pio: “Apenas em 2009, o Governo do Estado já destinou mais de 6.000 horas/máquina pelo Programa de Mecanização do Campo (Promec) ao Vale o Guaporé; efetuou a Operação Cidade Limpa em Costa Marques, São Domingos, São Francisco e São Miguel; está concluindo o Fórum, a Caerd e o Hospital Regional em São Francisco, além de um aeroporto na cidade; está abrindo mais de 40 quilômetros de estrada na Linha 22-Sul (em Seringueiras), cujos moradores estavam com acesso impossibilitado dadas as condições da via; entre outras obras e incentivos que o Governo de Rondônia tem dado aos municípios de todo o Estado”.
Ele finaliza agradecendo também ao gerente Administrativo do DER, Dilmar Golin, pela agilidade com que o órgão tem efetuado os serviços de manutenção de estradas e rodovias estaduais, “além das solicitações de parcerias em vicinais e vias municipais, como da Linha 22 em Seringueiras e o trabalho na Avenida Tancredo Neves em São Francisco do Guaporé.