Famílias de baixa renda são beneficiadas com ações desenvolvidas pelo Pró-Peixe

Famílias de baixa renda são beneficiadas com ações desenvolvidas pelo Pró-Peixe

Famílias de baixa renda são beneficiadas com ações desenvolvidas pelo Pró-Peixe

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Dos 36 produtores atendidos pelo projeto PRO-PEIXE, 75% deles aderiram ao projeto do Peixe Solidário que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) em parceria com a EMATER.
 
Dentre os produtores beneficiados, para cada 1000 alevinos que recebem, devolvem espontaneamente 20 kg de peixe adulto com a finalidade de atender as famílias de baixa renda que são acompanhadas pelo serviço social da EMATER. A previsão desta devolução, em função dos 53.400 alevinos já distribuídos diretamente aos beneficiários do PRO-PEIXE, será mais de uma tonelada. Sabendo que cada família recebe em media 2 kg de peixe, pretende-se atender mais de 530 famílias em 2010, no município de Ariquemes.
 
O Programa
 
O Pró-Peixe é um projeto desenvolvido também em parceria entre SEDES e EMATER que tem por objetivo a construção e ampliação de áreas de tanques para piscicultura com aproveitamento de espaços já explorados, para que dessa forma, possam ser recuperados e aproveitados em benefício do produtor. Tem como meta o beneficiamento de 141 estabelecimentos rurais, com 30 horas/máquina para construção ou ampliação de tanques de piscicultura; o licenciamento de 100% das propriedades, com a implantação do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas e a elevação da produção de pescado no Estado.
 
Com a retomada das atividades de ampliação e construção de tanques para criação de peixes, as ações foram voltadas para atender os piscicultores do município de Ariquemes, levando em consideração a demanda dos piscicultores, legalização da atividade e da propriedade, junto a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (SEDAM). É importante destacar que no município de Ariquemes encontra-se instalado um frigorífico com serviço de inspeção federal com capacidade de operar diariamente 05 (cinco) toneladas por dia, que se constitui no grande aliado dentro da cadeia produtiva do pescado, uma vez que pode absorver toda a produção dos piscicultores que estão investindo na atividade.
 
A segunda fase do projeto apresenta como resultado parcial o atendimento de 36 piscicultores, com um total de 1031 horas máquina de retro-escavadeira hidráulica e 390 de pá carregadeira que proporcionou a construção de 28,3 hectares de lamina d’água, que de acordo com o sistema de produção convencionado para a criação de tambaqui, prevê um incremento de produção  em torno de 2.830 toneladas de peixe.
 
Rondônia demonstra potencialidades para a atividade pela quantidade de água existente, por suas grandes bacias hidrográficas, grande biodiversidade e insumos estratégicos. O Governo do Estado, através da SEDES, vem contribuindo de maneira efetiva no processo de fortalecimento de vários elos da cadeia produtiva, tais como: a ampliação de tanques e de lâmina d’água, política contínua de fornecimento de calcário e alevinos, assistência técnica, capacitação dos piscicultores na gestão da atividade e busca de canais de comercialização. “Os recursos utilizados para a realização das ações governamentais estão sendo muito bem empregados na promoção de apoio aos empreendimentos realizados em prol da sociedade rondoniense,” salienta Marco Antônio Petisco, secretário titular da SEDES.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS