Rondônia é 2º estado em investimento na segurança pública
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Apesar de ser um dos Estados que menos recebe recursos do Governo Federal para a segurança, Rondônia desponta em 5º lugar no ranking de investimento em segurança per capita e em 2º no crescimento dos gastos entre 2007 e 2008.
Dados do Portal Transparência Brasil mostram ainda que o Estado gasta R$ 332,84 por cada cidadão, enquanto, por exemplo, o Rio de Janeiro investe R$ 309,97 por pessoa. Os dados, de 2008, foram divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
O Secretário de Estado da Segurança, Evilásio Sena, diz que os dados denotam a preocupação que o atual governo tem com o bem-estar social e a segurança da população rondoniense.
Além da aquisição de novas armas, coletes e viaturas, Sena destaca os concursos públicos, para a contratação de mais policiais, peritos e delegados. Segundo ele, o atual governo é o que mais investiu na área da segurança, “tanto na questão logística quanto de pessoal”.
Visando trazer novos investimentos para a segurança, Evilásio Sena seguiu nesta terça-feira (25) para Brasília, onde participará do Seminário Internacional de Segurança Pública para a América do Sul, que, além de promover intercâmbio entre autoridades de vários países, possibilitará um amplo debate sobre ensino, gestão policial, repressão qualificada e prevenção.
Na oportunidade, o secretário participará também da 9ª Interseg (Feira Internacional de Tecnologia, Serviços e Produtos para a Segurança Pública), que contará com a participação de empresas nacionais e internacionais, mostrando o que há de mais moderno disponível no mercado.
No dia 29 de agosto, também em Brasília, o secretário será um dos representantes de Rondônia na 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg). Por ocasião do evento, Sena participará ainda do encontro do Colégio Nacional de Secretários de Estado de Segurança Pública.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!