"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."(Martin Luther King). Venho acompanho atentamente o desdobramento deste caso, e me confesso perplexo com a omissão e o silêncio de autoridades, do nosso segmento negro, do coletivo de negros e negras de todos os Partidos, e de personalidades que militam na causa.
O escândalo racista do nosso gestor público – que também esbofeteia servidor público -, o Secretário de Serviços Básicos Jair Ramires, que ocupando posição no primeiro escalão da nossa administração, tem me levado a uma profunda reflexão.
Jair Ramires é parceiro da Administração que tem como uma das principais bandeiras a promoção da cidadania e o combate ao preconceito e ao racismo. Vejo com muita preocupação o silêncio da população e dos dirigentes das ONG’s que militam na área.
Nós, que sempre pedimos esclarecimentos e atitude ética dos nossos adversários, quando nos deparamos com atitudes preconceituosos desta magnitude, neste momento nutrimos um perigosíssimo silêncio, com escamoteador perfil de quem prefere defender a manutenção do cargo comissionado.
Nós sociedade, precisamos ir além da coloração partidária e, em momentos como estes, nos espraiarmos sobre a causa humanitária. Precisamos debater o tema além das viagens, encontros, seminários e congressos festivos que pipocam por todo o país chamando para discussão da questão racial.
É preciso um posicionar prático, justo, rápida, exemplar e cidadão, neste momento, diante de lideranças omissas e oportunistas, que se colocam como paladinos da causa da promoção racial, apenas para auto promoção.
Afinal, recentemente instalou-se o CONEGRO, organismo municipal de controle social. Qual o papel deste conselho? É só faz de contas!!!
É hora de reunirmos membros e dirigentes do ACUNERA, da UNEGRO, de MULHERES NEGRAS, da AMAZÔNIA NEGRA e todos os demais coletivos do movimento negro que clamam por dignidade para afrodescentes, exigindo uma posição reparadora das autoridades que, neste viés de silêncio perigoso, da omissão diante desta atitude racista, poderão ser rotuladas, também, como tais.
Ariel Argobe