Porto Velho sedia debate histórico sobre segurança pública

Porto Velho sedia debate histórico sobre segurança pública

Porto Velho sedia debate histórico sobre segurança pública

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Teve início na manhã desta quarta-feira (29), no auditório da Faculdade São Lucas, em Porto Velho, a etapa estadual da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (1ª Conseg).
O evento, considerado um marco na história da Segurança Pública nacional, devido sua abordagem e amplitude, reúne gestores e servidores da segurança pública num amplo debate com a sociedade civil organizada. O objetivo é democratizar a gestão da segurança, possibilitando maior participação social das políticas adotadas no setor. A solenidade de abertura da conferência, realizada às 9h30, contou com a participação de mais de 500 pessoas dos mais diversos setores da sociedade.
 
Num breve discurso, o adjunto da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Hazael Martins, destacou a importância do evento, salientando a participação popular nos debates. Para Hazael, segurança pública se faz no coletivo. Na ocasião o adjunto representou o secretário Evilásio Sena e o governador Ivo Cassol.
 
O discurso de Hazael foi reforçado pelas palavras da coordenadora nacional da Conseg, Fernanda dos Santos, que elogiou a iniciativa do Ministério da Justiça, idealizador da conferência, e o empenho do Estado que massificou a idéia através das conferências regionais, virtuais e mobilizações nas escolas.
 
Fernanda Santos fez um breve apanhado da história da Segurança Pública e apontou as falhas encontradas na política adotada ao longo dos anos. Segundo ela, a política puramente repressiva mostrou-se falha e deve ser remodelada, com investimentos em outros métodos e em pessoal.
 
A participação popular na conferência, segundo Fernanda, vem diminuir o abismo que separa os servidores da segurança da comunidade. “É preciso fomentar os debates entre a população e os servidores da segurança. A polícia precisa parar de proteger única e exclusivamente o Estado para proteger o cidadão, que tem como direito primário a segurança”.
 
Ao fim da solenidade de abertura foram formados sete grupos de debates, que deverão estar reunidos até sexta-feira (31). Dentre os temas debatidos estão: Gestão democrática – controle social e externo, integração e federalismo; financiamento e gestão da política pública de segurança; valorização profissional e otimização das condições de trabalho; repressão qualificada da criminalidade; prevenção social do crime e das violências e construção da paz; diretrizes para o sistema penitenciário e diretrizes para o sistema de prevenção, atendimentos emergenciais e acidentes.
 

Durante a reuniões deverão ser eleitos representantes de Rondônia para participar do Conseg nacional que acontece de 27 a 30 de agosto, em Brasília

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS