Na manhã desta sexta-feira (24), no auditório do CIRETRAN de Vilhena, a primeira-dama do Estado, Ivone Cassol, juntamente com a assessoria técnica da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) e demais profissionais de saúde do Cone Sul, entregou mais de 100 cadeiras de rodas a portadores de deficiência de locomoção.
Segundos levantamentos da SESAU, somente no Estado de Rondônia são mais de 75 mil pessoas que necessitam de aparelhos de locomoção e, hoje, o Governo de Rondônia já está capacitado e estruturado para atender esta demanda. “Nossa maior dificuldade está sendo em encontrar estas pessoas que carecem destes equipamentos, pois eles não estão nos procurando”, explicou a assessora técnica da SESAU, Silvana Borges.
Por este motivo, Ivone Cassol mudou de estratégia e está visitando todos os municípios e, assim, convocando os secretários de saúde e primeiras-damas para que procurem localizar as pessoas que precisam do beneficio. “Queremos que os secretários, as damas, os profissionais da saúde e ação social trabalhem como agentes multiplicadores para que possamos atender todos os necessitados”, falou a primeira-dama.
Além das cadeiras de rodas e de banho, o Governo do Estado está disponibilizando prótese de membros superiores e inferiores através de pactos com outros Estados. “Temos investido mais de R$ 500 mil somente na aquisição destes aparelhos e também temos o prazer de oferecer a prótese de membros, ainda que, fora do estado”, disse.
Participaram do evento o prefeito de Vilhena, José Rover, a representante da secretaria de ação social do estado, Rosangela Goebel, o delegado de saúde do estado, Francisco Drescher, e demais autoridades do cone sul.