Renovação do parque cafeeiro de Cacoal é prioridade para Toninho da Emater

Renovação do parque cafeeiro de Cacoal é prioridade para Toninho da Emater

Renovação do parque cafeeiro de Cacoal é prioridade para Toninho da Emater

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O gerente da Emater e vereador de Cacoal, Toninho da Emater (PTN), durante audiência com o prefeito Padre Franco e o secretário municipal de agricultura, Vilmar Kemper, no início de julho, firmou compromisso entre a administração municipal e a Emater, escritório de Cacoal, para o desenvolvimento de Programa Municipal de Agricultura Familiar, com ênfases na renovação e recuperação da cultura do Café. Ao todo, o projeto, encabeçado pelo parlamentar, tem como meta renovar 800 hectares de café no município de Cacoal no período de 2009 a 2012.  

 

Toninho solicitou, também, a implantação de projetos de produção agro ecologia e o PAIS, Projeto de melhoramento genético da pecuária leiteira, recuperação de áreas degradadas e capacitação de agricultores. O parlamentar solicitou junto ao prefeito uma pá carregadeira para arrancar os pés de cafés improdutivos das propriedades rurais. O projeto foi deliberado e aprovado nesta semana, durante reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural – CMDR.    

 

Defensor do homem do campo, Antônio Fernandes de Assis, conhecido como Toninho da Emater, acredita que Cacoal resgatará o titulo de Capital do Café. Segundos dados da Embrapa, a perspectiva de produção para Rondônia é de um milhão e meio de sacas de café anual.

 

“Cacoal já foi conhecida como a capital do café. Mesmo com a queda da produção, o município é o principal centro de comercialização de café em Rondônia. Cacoal como principal centro de comercialização do Estado, deverá produzir e comprar entre 50% e 70% da produção, gerando emprego e renda para o município” destacou

 

O café é a cultura mais difundida no estado de Rondônia. É uma das principais fontes de renda de inúmeras famílias da zona rural. Feito em pequenas glebas, o café “robusta” ou “conilon” é cultivado com baixo nível tecnológico e grande aproveitamento de mão de obra familiar.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS