GRIPE SUÍNA - Agevisa convoca comissão responsável para combater o vírus na capital e no Estado - Confira vídeorreportagem

GRIPE SUÍNA - Agevisa convoca comissão responsável para combater o vírus na capital e no Estado - Confira vídeorreportagem

GRIPE SUÍNA - Agevisa convoca comissão responsável para combater o vírus na capital e no Estado -  Confira vídeorreportagem

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na última quinta-feira (30), Biomédicos da AGEVISA (Agência Estadual de Vigilância Sanitária) convocaram a comissão responsável para prevenção e combate a gripe Suína ou gripe – A, cuja reunião inicial compareceram funcionários da saúde da SEMUSA (Secretaria Municipal de Saúde), LACEN (Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia) e o escritório local da ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) - responsável por Portos e Aeroportos do Estado - e discutiram sobre ações de estratégias para combater o vírus que vem se propagando dia após dia no mundo, já tendo, inclusive chegado na América do Sul, com um caso confirmado na Colômbia, em Bogotá.
 
De acordo com a biomédica Mirlene Moraes de Souza (foto) esta ação veio a acontecer após o recebimento de alerta do Ministério da Saúde emitido na última semana de abril para todos os estados do país. Para tanto a comissão disponibiliza dois números de telefone para atender todo o estado e município, para que a população possa informar alguma suspeita do vírus, os telefones são (069) 9979-0892 (ligação estadual) ou 9981-0704, da capital rondoniense.
 
Com relação a segurança nos aeroportos do estado, salas de desembarque estão sendo monitoradas com médicos especializados em epidemias , onde em caso de necessidade estes irão isolar as supostas vítimas do vírus.
 
ESTRATÉGIA
 
 Gleense Cartonilho (foto abaixo), chefe do núcleo de biologia médica do LACEN, em contato com a reportagem do Rondoniaovivo disse que desde 2005 uma estratégica elaborada pelo CIEVES (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde) do Ministério da Saúde tem o objetivo de combater uma possível pandemia do vírus da gripe suína. Entretanto, Cleense informou que o estado está preparado para o recebimento de possíveis casos de gripe-A, pois o CEMETRON disponibiliza de 12 leitos para receber estes pacientes, caso ocorra a suspeita e confirmação.
 

O Ministério da Saúde está enviando medicamentos para os centros de informação de saúde do Estado de Rondônia, que devem chegar nesta segunda-feira (04). Os equipamentos de proteção individual de biosegurança já chegaram no estado e serão usados no momento em que se deflagrar uma suspeita de um caso de Gripe-A em Rondônia.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS