Conselho Penitenciário destaca a entrega de kits escolares aos apenados

Conselho Penitenciário destaca a entrega de kits escolares aos apenados

Conselho Penitenciário destaca a entrega de kits escolares aos apenados

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Conselho Penitenciário de Rondônia (Copen) destacou nesta sexta-feira (27) a ação do Conselho da Comunidade de Porto Velho que entregou kits escolares aos reeducandos matriculados na Escola Estadual Ênio Pinheiro.

O presidente do Copen e secretário Adjunto de Justiça, Gabriel Tomasete, lembrou que graças ao trabalho de gestão protagonizado pelo Conselho junto às Varas de Execuções Penais de todo o estado, houve um incremento na criação dos Conselhos da Comunidade.

“O CC está previsto em lei como órgão da Execução Penal, sendo a sua instalação de competência do juiz. Este órgão traz a comunidade para participar da execução da pena, agente primordial no processo de reinserção social do apenado”, explicou, ao afirmar também que o Conselho da Capital desenvolve excelente trabalho, por meio da Vara de Execuções Penais.

Tomasete disse ainda que o Estado vem trabalhando a educação do apenado desde 1988, ano em que foi instalado a Escola Estadual dentro da Penitenciária Ênio Pinheiro e que hoje tem turmas formadas em quase todas as Unidades Prisionais da Capital.

“São quase 300 alunos matriculados. A princípio, formam as turmas aqueles reeducandos de bom comportamento e que mostram interesse em se dedicar aos estudos”, complementou o secretário.

Como funciona o Conselho da Comunidade

De acordo com a Lei de Execuções Penais (LEP), o CC deve ser composto por pelo menos um representante da associação comercial ou industrial, um advogado indicado pela Seção da Ordem dos Advogados do Brasil e um assistente social escolhido pela Delegacia Seccional do Conselho Nacional de Assistentes Sociais.

O órgão deve visitar, pelo menos mensalmente, os estabelecimentos penais existentes na comarca, entrevistar presos, apresentar relatórios mensais ao Juiz da execução e ao Conselho Penitenciário, e diligenciar a obtenção de recursos materiais e humanos para melhor assistência ao preso ou internado, em harmonia com a direção do estabelecimento.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS